Não é de se admirar que correr em uma subida exija mais ener...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2588272 Educação Física

Não é de se admirar que correr em uma subida exija mais energia do que correr em uma superfície plana ou em declive. Qualquer pessoa que tenha participado de uma corrida em terreno inclinado sabe da intensidade do esforço ao subir e do alívio ao descer. Há razões teóricas para supor que o estresse durante a corrida em subida pode ser menor, pelo menos em certa medida, nas crianças do que nos adultos. Essa suposição deriva de dados obtidos em animais, indicando que o trabalho necessário para mover a massa contra a gravidade é realizado com o mesmo gasto energético, independentemente do tamanho do animal.


Adaptado de ROWLAND, T.W. Fisiologia do Exercício na Criança. Barueri: Editora Manole, 2008.


Com relação a corrida em aclive e declive, analise as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O aumento relativo no gasto de energia é maior nos adultos (+30%) do que nas crianças (+25%) ao correrem em uma área inclinada.

( ) Durante a corrida horizontal, a criança tem um VO2 40 mL.kg-1.min-1, enquanto o adulto, sendo mais econômico, tem um VO2 de 34 mL.kg-1.min-1.

( ) O declínio no gasto de energia específico para a massa é maior nas crianças (-25%) do que nos adultos ao iniciarem a corrida em declive.

( ) Os valores de VO2 por quilograma durante a corrida na superfície plana foram diferentes entre crianças e adultos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas