A transição bem-sucedida da vida fetal para a neonatal no p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624948 Fisioterapia
A transição bem-sucedida da vida fetal para a neonatal no parto requer uma série de rápidas mudanças fisiológicas do sistema cardiorrespiratório. Essas alterações resultam no redirecionamento das trocas gasosas da placenta para o pulmão e compreende(m)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - absorção do fluido alveolar e preenchimento dos alvéolos por ar.

Quando um recém-nascido faz a transição da vida fetal para a vida neonatal, o sistema cardiorrespiratório precisa sofrer diversas alterações para que o bebê possa respirar de forma independente. Esse processo envolve várias mudanças fisiológicas rápidas e complexas.

Vamos analisar as alternativas para entender melhor:

Alternativa A - redução da complacência pulmonar por perda de surfactante.

Essa alternativa está incorreta porque, na verdade, o surfactante é essencial para manter a complacência pulmonar. Após o nascimento, os pulmões do recém-nascido começam a produzir surfactante, que ajuda a reduzir a tensão superficial nos alvéolos, facilitando a expansão pulmonar e a troca gasosa.

Alternativa B - aumento da resistência vascular pulmonar por vasoconstrição dos capilares.

Essa alternativa também está incorreta. Durante a transição neonatal, ocorre uma significativa redução da resistência vascular pulmonar devido à vasodilatação dos capilares pulmonares. Isso é essencial para permitir um aumento do fluxo sanguíneo para os pulmões, a fim de realizar a oxigenação do sangue.

Alternativa C - redução da resistência vascular sistêmica e aumento da pressão arterial.

Essa alternativa está incorreta porque, após o nascimento, ocorre um aumento da resistência vascular sistêmica à medida que a circulação se ajusta. O fechamento dos shunts fetais (como o ducto arterioso) e o aumento da pressão arterial sistêmica são necessários para redirecionar o sangue do coração para os pulmões e outros órgãos do corpo.

Alternativa D - absorção do fluido alveolar e preenchimento dos alvéolos por ar.

Essa é a alternativa correta. Durante o parto, o fluido que preenche os pulmões fetais é reabsorvido, permitindo que os alvéolos se expandam e se encham de ar. Este é um passo crítico para que o recém-nascido comece a respirar de forma eficiente e realize trocas gasosas eficazes nos pulmões.

Alternativa E - redução do fluxo sanguíneo pulmonar.

Essa alternativa está incorreta. Na verdade, ocorre um aumento significativo do fluxo sanguíneo para os pulmões após o nascimento, essencial para a oxigenação do sangue e a manutenção da vida neonatal independente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo