Os equipamentos de proteção individual (EPI) são fundamentai...
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são fundamentais para a proteção dos profissionais de saúde. Qual das alternativas abaixo não é considerado um EPI obrigatório durante o atendimento de um paciente odontológico?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No contexto de biossegurança em odontologia, a proteção dos profissionais de saúde é essencial para prevenir contaminações e acidentes durante os atendimentos. No âmbito dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), devemos saber quais são obrigatórios em um consultório odontológico.
A alternativa correta é a letra B - Protetor Auricular e capote. Essa alternativa destaca dois itens que não são considerados EPI obrigatórios durante o atendimento odontológico. Enquanto o capote pode ser utilizado para proteção contra respingos e contaminação, o protetor auricular não é uma exigência comum em ambientes odontológicos, pois o nível de ruído normalmente não justifica seu uso como obrigatório.
Vamos agora entender as outras alternativas:
A - Óculos de proteção: São essenciais para proteger os olhos do profissional contra respingos de fluidos biológicos e partículas durante procedimentos odontológicos. Assim, são considerados EPI obrigatórios.
C - Luvas: As luvas são uma barreira fundamental contra a contaminação cruzada e devem ser usadas em todos os procedimentos que envolvem contato com o paciente. Portanto, também são obrigatórias.
D - Máscara e gorro: A máscara é obrigatória para proteger as vias respiratórias contra aerossóis e partículas, enquanto o uso do gorro é indicado para evitar contaminação cruzada através dos cabelos. Ambos são EPIs importantes e frequentemente exigidos.
Portanto, a alternativa que não apresenta um EPI considerado obrigatório durante o atendimento odontológico é a letra B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo