No que tange à auditoria governamental, existem dois tipos d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
29. Existem dois tipos de trabalho: Nos trabalhos de certificação a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão. Nos trabalhos de relatório direto é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto de acordo com os critérios é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas. 30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
fonte -
GAB E
Certificação = Lembra do exemplo da ISO 9001 (certificação de qualidade), a parte responsável seleciona, mensura o objeto. o Auditor obtém evidencia de auditoria suficiente e expressa sua opinião.
Relatório Direto = Quem seleciona, os critérios, o risco e a materialidade é o Auditor, o resultado dos achados emite uma conclusão, recomendações...
53. A informação do objeto refere-se ao resultado da avaliação ou mensuração do objeto de acordo com os critérios (ISSAI 100/28). Em auditoria operacional, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios e produz a informação do objeto. Em auditoria financeira, por exemplo, a parte responsável apresenta a informação do objeto (as demonstrações financeiras), sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU
SEFAZ? EU FAÇO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo