Considere os vocábulos sublinhados nas reproduções de trecho...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A alternativa correta é a D.
Tema Central: A questão aborda o conceito de derivação regressiva na morfologia da língua portuguesa. A derivação regressiva é um processo de formação de palavras em que uma forma verbal origina um substantivo, geralmente com a perda de uma parte do verbo. É fundamental para resolver esta questão entender esse processo e identificar a palavra derivada regressivamente entre as opções.
Justificativa da Alternativa Correta: Na alternativa D, o termo descuido é uma formação por derivação regressiva. Neste caso, o verbo "descuidar" origina o substantivo "descuido". A formação regressiva ocorre, pois retiramos a desinência verbal e formamos o substantivo, o que caracteriza essa derivação. A palavra "descuido" é um exemplo típico de substantivo gerado a partir de um verbo, sem o acréscimo de sufixos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Engarrafado: Este termo é um exemplo de derivação sufixal, não regressiva. A palavra "engarrafado" é formada pelo verbo "engarrafar" mais o sufixo "-ado", indicando uma ação completa ou estado.
B - Leiteria: Esta palavra é formada por derivação sufixal, utilizando o sufixo "-eria" ao substantivo "leite", indicando o local onde se vende ou consome leite.
C - Vice-cônsul: Este termo é composto e não é um exemplo de derivação, mas sim uma composição por justaposição, pois combina dois termos para formar um novo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A derivação regressiva é um tipo de derivação que ocorre por meio da supressão da palavra primitiva, gerando uma derivada.
Palavra primitiva: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor. Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
Verbo cuidar; Origem etimológica:latim cogito, -are, pensar, meditar, reflectir.
"cuidar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/cuidar.
des_cuid_o - sufixação e prefixação, suprimindo "ar" .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo