Desde as primeiras décadas do século XX, a historiografia b...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo a Nova História, que ganhou força a partir dos anos 80 e foi influenciada pela Escola Francesa, houve uma expansão na concepção de quais materiais poderiam ser considerados como fontes históricas. Desta forma, além dos documentos escritos, passou-se a valorizar uma diversidade de elementos como fontes históricas, incluindo iconografia, filmes, narrativas orais, entre outros. Estes são reconhecidos como monumentos, um conceito que transcende o tradicional formato do documento escrito.
No tocante aos conceitos de Documento e Monumento, é importante ressaltar que ambos são vestígios do passado. Documentos são, de um modo geral, registros escritos associados ao testemunho de eventos, enquanto monumentos são elementos que, de forma voluntária ou não, perpetuam a lembrança de sociedades históricas. A alternativa correta, que reflete essa compreensão é:
C - O monumento é um legado do passado, cuja característica é perpetuar, voluntária ou involuntariamente, a lembrança das sociedades históricas.
Essa explicação destaca a essência do monumento e sua importância para a memória coletiva, ao mesmo tempo que reforça o papel do historiador na análise crítica dessas fontes, evitando uma relação simplista que dispensa uma interpretação mais profunda dos fatos históricos. A análise crítica é fundamental para compreender o contexto e o significado dos vestígios deixados pelo passado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma contribuição. Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura. O monumento seria um legado à memória coletiva e está ligado ao poder de perpetuação das sociedades históricas, e essa perpetuação pode ser voluntária ou involuntária. O documento está ligado à noção de prova e no final do século XIX e início do século XX, ganhará com a escola histórica positivista o papel de fundamento do fato histórico e que ainda que resulte da escolha/ decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. O documento prova era o documento escrito.
Na verdade, documento monumento é uma apropriação que Le Goff fez de Foucault, o conceito originalmente está na Arqueologia do Saber. Le Goff indica essa referência logo no prefácio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo