“Ou seja, retornamos a um nível de desigualdade que prevale...
Leia o texto abaixo e responda a questão.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CUIDADO
Gabarito subjetivo.
“Ou seja, retornamos a um nível de desigualdade que prevalecia em tempos de milagre econômico sob um regime autoritário (...)”
O verbo no pretérito imperfeito "prevalecia" nos mostra que o nível de desigualdade prevalecia, aconteceu de forma duradoura, no passado, mais precisamente nos tempos de milagre econômico e regime autoritário.
Toda a passagem da assertiva sobre "transportar-nos mentalmente a um tempo passado" é subjetivismo da banca, servindo apenas para despistar o candidato.
O gabarito é assertiva D.
E essa D corresponde a algo que acontecia recorrentemente no passado, mas que não ocorre mais?
Esta questão serve para demonstrar que o candidato deve pensar “fora da caixinha”. A preocupação deve ser em compreender, pois o conceito memorizado pode ser diferente do trazido pelo examinador na prova.
O professor Evanildo Bechara define que o pretérito imperfeito deve ser usado “quando nos transportamos mentalmente a uma época passada e descrevemos o que então era presente” (1999, p. 277).
Uma das formas de identificar o pretérito imperfeito é relacionar o verbo aos seguintes termos: naquela época, antigamente, no passado. Quando dizemos “naquela época prevalecia”, estamos de fato transportando-nos mentalmente ao passado (naquela época) e descrevendo o que então era presente (prevalecia). Gabarito D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo