A História Social é uma das tendências historiográficas que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395033 História

A História Social é uma das tendências historiográficas que tem sido adotada por inúmeros historiadores, tanto no Brasil como em outros países. Sobre a História Social, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A História Social se constituiu, com a ideia de síntese, como uma alternativa à tendência à fragmentação das abordagens historiográficas que marcava os estudos históricos, principalmente em fins do século XIX e na primeira metade do século XX.

II. Entre as décadas de 1930 e 1940, o termo ‘História Social’ foi vinculado, também, à uma abordagem culturalista que enfatizava os costumes e tradições nacionais.

III. Na década de 1960, época de apogeu das abordagens estruturalistas, alguns historiadores ligados à História Social procuraram recolocar na ordem do dia o papel da ação humana na história e, por conseguinte, o problema das durações.

IV. No Brasil, a História Social desenvolveu-se, principalmente, em torno de sociólogos ligados à Escola Sociológica Paulista. Florestan Fernandes e seus colaboradores, por exemplo, foram pioneiros em trabalhos acadêmicos voltados à história social do negro e da escravidão.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a D - I, II, III e IV. Vamos analisar cada uma das assertivas:

I. A História Social surgiu como uma resposta à fragmentação dos estudos históricos, procurando uma visão mais integrativa e abrangente. Isso é correto, pois visava compreender os processos históricos em sua totalidade, considerando as mais variadas esferas sociais.

II. Na década de 1930 e 1940, realmente houve uma associação da História Social com uma perspectiva culturalista. Isto é verdadeiro, pois houve um interesse crescente pelos aspectos culturais, como costumes e tradições nacionais, dentro da análise social.

III. Durante a época de destaque das abordagens estruturalistas, na década de 1960, alguns historiadores da História Social buscaram reafirmar a importância da ação individual e do conceito de duração na história. Esta afirmação é correta, enfatizando que, apesar das estruturas, o papel dos sujeitos históricos e a temporalidade longa não poderiam ser negligenciados.

IV. No Brasil, a História Social também se desenvolveu nas ciências sociais, com contribuições significativas de sociólogos como Florestan Fernandes no estudo da história social do negro e da escravidão. Isso é correto, destacando-se que a abordagem social da história se beneficiou da interdisciplinaridade com a sociologia.

Portanto, ao considerarmos todas as assertivas como corretas, a opção D é a que representa de forma completa a concepção da História Social e sua aplicação no contexto historiográfico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo