Uma das tendências da historiografia brasileira atual relat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395040 História
Uma das tendências da historiografia brasileira atual relativa ao tráfico de escravos caracteriza-se pelo questionamento quanto às motivações que teriam levado o continente africano a fornecer escravos durante aproximadamente três séculos e a custos bastante baixos. Abandonando a visão da África como uma parceira passiva no processo de colonização, os historiadores arrolam motivos que fundamentam essa nova visão. Em relação a essa nova abordagem sobre o tráfico, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A nova abordagem historiográfica sobre o tráfico de escravos no continente africano trouxe à tona a complexidade e o dinamismo das sociedades africanas, reformulando a compreensão do papel da África na história do tráfico transatlântico de escravos. Esta perspectiva destaca que, antes mesmo da chegada dos europeus, o comércio de escravos e a prática da escravidão já existiam no continente africano.

Aspectos-chave desta nova abordagem incluem:

  • Alianças e parcerias: Os portugueses não impuseram o comércio de escravos unilateralmente. Eles formaram alianças estratégicas com chefes africanos e mercadores locais, que viam no tráfico de escravos uma extensão de práticas comerciais preexistentes.
  • Relações de poder internas: Os conflitos e relações de poder dentro das próprias sociedades africanas também contribuíam para o tráfico de escravos. Grupos vencidos em conflitos podiam ser capturados e vendidos como escravos por grupos vencedores.
  • Benefícios econômicos: O tráfico de escravos proporcionava benefícios econômicos significativos para as elites africanas envolvidas, permitindo-lhes acumular riquezas e reforçar sua posição social e poder político.

Assim, a resposta correta, que reflete esta interpretação, é a Alternativa B, que reconhece o comércio de escravos e a escravidão como práticas estabelecidas antes da chegada dos europeus, com os portugueses ampliando a escala desse comércio em colaboração com os africanos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

tribos mais fortes escravizavam outras mais fracas

a) Os portugueses acreditavam que o tráfico de escravos abria aos africanos o caminho para a salvação. Não sendo cristãos, eles seriam condenados ao inferno por toda a eternidade caso permanecessem na África.

Errada, A galera da época faria tudo pra ser salvo mas ser um escravo seria um absurdo porque até então a igreja acreditava que os negros não eram salvos

b) Os africanos já praticavam o comércio de escravos e a escravidão antes da chegada dos europeus à África. Os portugueses teriam dado uma nova dimensão ao comércio de escravos em aliança com os chefes africanos e os mercadores locais

Correta, como o Lucas falou antes mesmos dos europeus chegarem as tribos que tinham mais poder escravizavam outras

c) A seca e a fome, constantes no continente africano, faziam com que os negros vissem no tráfico de escravos uma oportunidade para se deslocarem para uma região menos inóspita.

Errada, nada com nada essa assertiva

d) Havia muitas disputas e guerras entre os africanos pelo controle da água. Os vencidos desses confrontos eram enviados para a América como escravos.

Errada, os cara eram escravisados pelos europeus por causa da cor de pele

e) O comércio de escravos era decisivo para que os portugueses fizessem o comércio triangular (Brasil, África e Índia), ao trocarem os africanos pelos panos indianos e pelo açúcar brasileiro.

Errada, o comércio triangular era entre Caribe que era responsável pelo açúcar, EUA que era responsável pela troca de açúcar pelos escravos e a África que era responsável pelos escravos

o Qconcursos ultimamente tá gostando de quadruplicar as questões, né?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo