Luís Antônio Marcuschi, no livro “Da fala para a escrita” (E...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1943839 Português
Luís Antônio Marcuschi, no livro “Da fala para a escrita” (Editora Cortez, 2001), discute as relações entre a língua falada e a língua escrita. Nesse livro, o autor apresenta os conceitos de língua falada e escrita e como ocorrem as influências de uma sobre a outra.
Julgue os itens abaixo, colocando V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

( ) Assim como a fala não apresenta propriedades intrínsecas negativas, também a escrita não tem propriedades intrínsecas privilegiadas. São modos de representação cognitiva e social que se revelam em práticas específicas.
( ) Postular algum tipo de supremacia ou superioridade de alguma das duas modalidades seria uma visão equivocada, pois não se pode afirmar que a fala é superior à escrita ou vice-versa. Em primeiro lugar, deve-se considerar o aspecto que se está comparando e, em segundo, deve-se considerar que essa relação não é homogênea nem constante.
( ) Do ponto de vista cronológico, a fala tem grande procedência sobre a escrita, mas, do ponto de vista do prestígio social, a escrita é vista como mais prestigiosa que a fala. Não se trata, porém, de algum critério intrínseco nem de parâmetros linguísticos e, sim, de postura ideológica. Por outro lado, há culturas em que a fala é mais prestigiosa que a escrita.
( ) Mesmo considerando a enorme e inegável importância que a escrita tem nos povos e civilizações “letradas”, continuamos povos orais. A oralidade jamais desaparecerá e sempre será, ao lado da escrita, o grande meio de expressão e de atividade comunicativa. A oralidade enquanto prática social é inerente ao ser humano e não será substituída por nenhuma tecnologia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas