A partir das ideias desenvolvidas no texto, julgue os itens ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q351977 Português
A partir das ideias desenvolvidas no texto, julgue os itens a seguir.

De acordo com o texto, os parceiros do espaço virtual são pessoas que utilizam máscaras, para apresentar uma multiplicidade de pessoas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão de interpretação textual. O candidato deve observar que é comum nas provas do CESPE questões que trazem afirmações de informações que podem ou não estar contidas no texto. A questão 1 traz uma afirmação, que se formos aplicar ao texto, não condiz com o contexto. O autor, em nenhum momento, confirma a afirmação acima. Segundo ele, no terceiro parágrafo, “Não há como ter certeza de quem sejam, de que sejam ‘realmente’ como se descrevem, ou de saber se existe uma pessoa ‘real’ por trás da persona online.” (l. 24-25).


Alternativa incorreta. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado!

infere-se do texto justamente o contrário do que afirma a questão, ou seja, afirma que no mundo virtual as personas se livram das máscaras que utilizam na vida real.


Na verdade, o que o texto traz é em relação a "máscaras para uma multiplicidade de pessoas", ou seja, o sujeito está escondido para várias pessoas no mundo do "ciberespaço", não apresentando, conforme a afirmado na questão, uma multiplicidade de pessoas.

A pergunta faz a seguinte afirmação: “[...], os parceiros do espaço virtual são pessoas que utilizam máscaras, para apresentar uma
multiplicidade de pessoas
.”. Mas não é isso que diz o texto. Ele suscita a dúvida; não dá a certeza, senão vejamos:

Linhas 23-26: “[...]. E o mesmo se aplica aos meus parceiros na comunicação via ciberespaço. Não há como ter certeza de quem sejam, de que sejam ‘realmente’ como se descrevem, ou de saber se existe uma pessoa ‘real’ por trás da persona online”.

E para confirmar a sua dúvida, ele faz a seguinte PERGUNTA RETÓRICA:

Linhas 27-28: “A persona online é uma máscara para uma multiplicidade de pessoas?”.

Ou seja, existe a dúvida, não a certeza. Acredito que o erro esteja aí.

Espero ter colaborado.

Acho que o texto apenas extrapola. O autor não afirma isso. simples assim!

De acordo com o texto, a pessoa "real" com quem converso, é que são as pessoas que utilizam máscaras, para apresentar uma multiplicidade de pessoas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo