Um dos momentos mais expressivos da Conjuração Baiana foi o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395045 História
Um dos momentos mais expressivos da Conjuração Baiana foi o dia 8 de dezembro de 1799, quando foram mortos e esquartejados os quatro condenados acusados de fomentar o movimento pela proclamação da República da Bahia. Houve intensa participação do povo nesse ato realizado na Praça da Liberdade, em Salvador, mas é preciso destacar também a presença marcante de elementos da religiosidade católica, que buscavam ‘salvar’ a alma dos condenados e, com isso, recuperar a imagem da religião católica. Todavia, essa busca pela recuperação da alma dos condenados por meio dos frades franciscanos representava a intenção explícita de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A conjuração Baiana, também conhecida como Revolução Baiana, foi um movimento de grande importância histórica que evidenciou a luta pela proclamação da República na Bahia. No dia 8 de dezembro de 1799, um episódio marcante aconteceu: a execução e esquartejamento dos quatro condenados acusados de liderar essa revolta. Esse ato ocorreu na Praça da Liberdade em Salvador e contou com a presença expressiva da população.

É fundamental destacar a presença de elementos da religiosidade católica durante esses acontecimentos. Grupos religiosos, especialmente os frades franciscanos, buscavam "salvar" as almas dos condenados. Essa ação tinha um duplo propósito: por um lado, havia o desejo de oferecer conforto espiritual aos que seriam executados; por outro, a intenção era fortalecer e recuperar a imagem da religião católica frente aos eventos que estavam ocorrendo.

Entre as várias interpretações possíveis das ações dos religiosos, a alternativa correta é a C, que destaca seu objetivo de recuperar a fé católica, que sentiam estar ameaçada pelas influências dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, princípios fundamentais da Revolução Francesa que reverberavam naquela época.

Essa preocupação da Igreja Católica em manter sua influência e autoridade é uma constante ao longo da história, e no contexto da Conjuração Baiana, esse esforço foi visível na maneira como os frades atuaram para reconquistar a confiança do povo e reafirmar seus valores religiosos diante de um cenário de mudança e desafio à ordem estabelecida.

Portanto, a atuação dos frades franciscanos simbolizava a resistência da Igreja contra as novas ideias que ameaçavam seu papel tradicional e seu poder sobre as crenças e a vida social da população da época.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C) recuperar a fé católica que, claramente, estava sendo ameaçada pelas fortes influências oriundas dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade.

Ideais iluministas, como liberdade, igualdade e fraternidade eram vistos como ameaça pela igreja. Após a Reforma Protestando no século XVl a igreja ficou mais ligeira em relação à outras doutrinas. O que me fez optar pela alternativa C.

Caso eu esteja errado peço que me mande mensagem.

Cabe ressaltar que os jesuítas vieram para o Brasil com o intuito de propagar a fé católica devido ao movimento reformista cristão que ameaçava a igreja.

 Percebemos que os europeus não tinham somente um projeto de caráter econômico no Brasil. Sendo nação de forte fervor religioso católico, Portugal trouxe membros da Ordem de Jesus que teriam a incumbência de ampliar o número de fiéis no Novo Mundo.

RUMO À PMES!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo