Em fins do século XVIII, dois movimentos marcaram o process...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a história da emancipação política do Brasil, é crucial destacar dois movimentos significativos do final do século XVIII: a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Ambos os movimentos tinham objetivos distintos em relação ao futuro político do território brasileiro.
A Inconfidência Mineira, por exemplo, tinha como um de seus principais objetivos a criação de uma república autônoma que englobaria as regiões Sul e Sudeste do país. Isso denota uma aspiração por uma forma de governo que romperia com a monarquia e estabeleceria uma república inspirada pelos ideais iluministas e pelo exemplo da independência dos Estados Unidos.
Por outro lado, a Conjuração Baiana, que também ficou conhecida como Revolta dos Búzios, visava não apenas a independência da região da Bahia, mas também trazia um caráter mais popular e inclusivo. Os conjurados baianos lutavam por ideais de igualdade social e racial, o que era um avanço significativo em relação às ideias do período e demonstrava uma preocupação com a justiça social.
Em suma, enquanto a Inconfidência Mineira era predominantemente um movimento de elite focado na autonomia política de certas regiões, a Conjuração Baiana possuía uma agenda mais ampla e igualitária, visando à libertação e à melhoria de condições para uma gama mais diversificada da população.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A) ✔ A Inconfidência Mineira foi um movimento, basicamente, da elite, de proprietários de terras e escravos, de altos funcionários, ao passo que a Conjuração Baiana teve um caráter popular e foi constituída por negros e mulatos livres, na sua maioria artesãos e soldados, e por escravos.
B) Os inconfidentes haviam sido influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, ao passo que os conjurados tinham uma ideologia própria e bem definida, extraída dos estatutos das irmandades de escravos e das suas práticas de luta contra a escravidão.
Grande influência do Iluminismo francês e da independência dos EUA. A ideologia era de outros países, como as ideias iluministas, pois o brasileiro passou a reconhecer à si mesmo como brasileiro depois da da independência. Portanto, não havia ideologia e nem identidade própria no período citado.
C)Os inconfidentes formavam um movimento mais amplo, abrangendo diversos segmentos sociais, ao passo que os conjurados constituíam, basicamente, um movimento bastante restrito, vinculado aos alfaiates e artesãos que consertavam roupas.
É o contrário
D) Os inconfidentes eram habitantes de uma região decadente, por conta da crise da mineração, daí seu caráter radical, pretendendo a República, ao passo que os conjurados pertenciam a uma região bastante promissora, portanto eram reformistas, reivindicando apenas uma maior atenção por parte da Coroa portuguesa.
Havia um certo abandono por parte da Coroa e não era uma região bastante promissora na época. Não eram reformistar, e sim republicanos e abolicionistas.
E) Os inconfidentes pretendiam a autonomia do Sul e Sudeste, ao passo que os conjurados pretendiam apenas a independência da Bahia.
Os inconfidentes pretendiam libertar a Província de Minas Gerais, depois a colônia toda.
Os conjurados a proclamação da República.
Qualquer erro manda mensagem
boa pra quem?
inconfidência = mais elitista
conjuração bahiana = mais popular
ambas influenciadas por: rev americana/francesa e iluminismo.
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
-- Influenciado pelo iluminismo do EUA
-- Caráter Colonial
--Queriam a manutenção da escravidão
--Queriam a manutenção dos privilégios de classe
--Foi um movimento elitista
--Participantes: Aristocracia, classe média, militares e religiosos
CONJURAÇÃO BAIANA
--Iluminismo Francês
--Caráter social
--Queriam o fim da escravidão
--Queriam o fim dos privilégios de classe
--Foi um movimento popular
--Participantes: Alfaiates, escravos, negros libertos e alguns camponeses
A posição das vírgulas da letra A me deixou meio confusa kk
Tanto o Conjuração baiana quanto o Inconfidência mineira(Também chamada de revolta dos alfaites),possuiam seus ideiais baseadas no iluminismo(França e EUA,respectivamente)porém com objetivos diferentes:Esta buscava autonomia da província de Minas Gerais,tirando-a da condição de colônia,manutenção da escravidão,redução de impostos e manutenção dos privilégios elitistas;Aquela buscava a instalação de um república indepente na província e o fim da escravidão e dos maus tratos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo