A madeira continua a ser muito utilizada na construção civi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A madeira é um material produzido por meio do tecido de plantas lenhosas. Pelo fato de possuir resistência mecânica, a madeira é utilizada para finalidades estruturais na construção civil. A NBR 7190 (ABNT, 2022), intitulada “Projeto de estruturas de madeira" é uma norma técnica dividida em 7 partes.
A madeira é um material anisotrópico, visto que a resistência mecânica e outras propriedades variam em função da direção analisada. Além disso, as propriedades da madeira variam em função da espécie.
Na madeira, outra propriedade muito importante é a umidade. Especificamente, a umidade trata-se da relação entre a massa da água contida no interior da madeira e a sua massa no estado completamente seco. A água numa peça de madeira divide-se em: água livre, sendo esta aquela que pode circular livremente, uma vez que está localizada nos interstícios da constituição da madeira; e água de impregnação, a qual está aderida às cadeias de celulose por pontes de hidrogênio.
Nesse contexto, uma madeira é dita verde quando possui água livre e água de impregnação. Além disso, o teor de umidade correspondente ao mínimo de água livre e ao máximo de água de impregnação é denominado de ponto de saturação das fibras (PSF). O valor do PSF é variável de árvore para árvore. Porém, para as madeiras brasileiras, tal umidade encontra-se em torno de 25%. Para umidades menores que a do PSF, a madeira passa a apresentar retração (redução das dimensões) e aumento da resistência. Por outro lado, aumentos na umidade causam o inchamento na madeira. Para fins de aplicação estrutural da madeira e para classificação de espécies, a norma brasileira especifica a umidade de 12% como de referência.
Acerca da influência da umidade nas propriedades mecânicas da madeira, tem-se que as resistências à compressão, flexão, tração, fendilhamento e a dureza aumentam consideravelmente com a secagem da madeira. Porém, de acordo com Pertuzzati et al. (2017), a resistência ao choque mecânico decresce com a secagem da madeira. Portanto, a afirmativa do enunciado está errada.
Gabarito do professor: errado.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 7190: Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro: ABNT, 1997.
PERTUZZATTI, A.; CONTE, B.; MISSIO, A. L.; GATTO, D. A.; HASELEIN, C. R; SANTINI, E. J. Influência da umidade na resistência da madeira de eucalipto a impactos. Floresta e Ambiente, v. 24, p. e00092514, 2017.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmativa está certa.
A descrição aborda corretamente o impacto da secagem da madeira nas suas propriedades mecânicas e os fatores que influenciam essas propriedades. A madeira seca apresenta um aumento na resistência mecânica, como compressão perpendicular às fibras, flexão estática, tração normal às fibras, fendilhamento, cisalhamento e dureza.
Os fatores que influenciam as propriedades mecânicas mencionados na afirmativa — orientação da força em relação às fibras, taxa de umidade e características específicas da madeira (como densidade e presença de nós) — são corretamente identificados como determinantes na resistência e comportamento da madeira sob cargas. Portanto, a afirmação é correta e está de acordo com os princípios da ciência da madeira na construção civil.
chatgpt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo