No que se refere à atividade de compra, julgue o item subsec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369486 Administração de Recursos Materiais
No que se refere à atividade de compra, julgue o item subsecutivo.

Em um pedido de compra, deve constar preço, prazo, reajustes, e demais condições gerais. Assim, basta que o comprador esteja ciente de todas as cláusulas e requisitos, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa ser considerado legalmente válido.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errada


Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas; razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. As alterações das condições iniciais também devem ser objeto de discussões e entendimentos, para que não surjam dúvidas e venha a empresa a ser prejudicada com uma contestação pelos fornecedores envolvidos. O Pedido de Compra tem força de contrato e a sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços e local de entrega. Deve-se alertar o fornecedor para a propriedade dos desenhos e marcas exclusivas da compradora e para as implicações legais daí decorrentes. Cuidados especiais devem ser tomados na negociação que envolva a encomenda e a compra de uma ferramenta específica, evitando-se que a mesma não venha a ser fornecida a terceiros. Os pedidos de compra devem sempre ser remetidos ao fornecedor por intermédio de um protocolo, para o qual se farão registros e controles. São bastante normais atrasos nos prazos de entrega dos fornecedores, porém esta situação deve, na medida do possível, ser evitada; o comprador deverá manter um acompanhamento constante desses prazos, comunicando ao fornecedor quando os atrasos passam a ser significativos. 


http://pt.slideshare.net/lucasjatem/recursos-materiais


O texto abaixo do colega é transcrição do livro de Marco Aurélio Dias, 2010, p.288.

Errei a questão e mesmo lendo e relendo creio não ter encontrado o erro. 

Ao meu ver estaria certa, a não ser a pegadinha entre comprador e fornecedor, tendo como embasamento o trecho: O pedido de compra tem força de contrato e sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços e local de entrega.

Não sei onde está o demérito da questão para ser dada como errada, ACHO ser que seja o pedido de compra que pela explicação do Dias é feito pelo comprador para o fornecedor e a questão, pra mim, dá a entender que o pedido de compra é feito pelo fornecedor para o comprador e o comprador que tem que saber os procedimentos que regem o recebimento, e não o contrário. 

É como se o fornecedor estivesse impondo as condições ao comprador, e não o comprador que faz as requisições ao fornecedor e este que se habilita ou não para o fornecimento.

=/

Gabarito: ERRADA

Colega Camila, acho que o erro está no fato do enunciado ter restringido ao comprador a ciência de todas as cláusulas e requisitos, quando na verdade o fornecedor também deve estar ciente.

Tanto que na terceira linha do trecho do livro que o colega colocou, a parte citada faz referência ao fornecedor e não ao comprador.

Espero ter ajudado!

Se eu estiver errada, por favor me corrijam!

Bons estudos!

Ao meu ver, o erro corre quando a questão diz que APENAS o comprador deve estar ciente das condições, quando na verdade para a validade do pedido, que como a colega Camila colocou acima possui força de contrato, as duas partes (comprador e fornecedor) deveriam estar cientes. Repito, essa foi a minha interpretação. Força e foco que seremos recompensados.

Eu acredito que o erro da questão está em afirma que para o contrato ser legalmente válido basta que o comprador tenha ciência das cláusulas, dos procedimentos... e bla bla bla. Sendo que, para a VALIDADE do contrato basta que o comprador e o fornecedor estejam de comum acordo e o o contrato seja assinado, independente do comprador está ciente das cláusulas ou realizar os procedicementos de recebimento na entrega do produto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo