Com a proclamação da República, uma série de medidas foram ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395054 História
Com a proclamação da República, uma série de medidas foram tomadas, colocando fim às instituições e práticas do Império. Em relação a essas medidas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise das alternativas:

Alternativa A:

Incorreta. Com a proclamação da República, foi instituído o federalismo, transformando as antigas províncias em estados. Ao contrário do que sugere a alternativa, os estados ganharam mais autonomia administrativa em comparação ao período imperial.

Alternativa B:

Incorreta. A República Velha adotou, em alguns momentos, medidas protecionistas. No entanto, isso não significa que durante o Império não houvesse apoio à indústria nacional. A política econômica do Império não era estritamente liberal, tendo períodos de maior e menor protecionismo.

Alternativa C:

Correta.

De fato, com a proclamação da República, houve uma mudança na política de imigração. O governo passou a subvencionar a vinda de imigrantes, uma prática que antes estava majoritariamente nas mãos de particulares ou de governos europeus que tinham interesse em promover a emigração.

Alternativa D:

Incorreta. Embora a República tenha promovido mudanças no sistema eleitoral, a extensão do voto não foi tão abrangente quanto sugere a alternativa. As mulheres, por exemplo, não obtiveram o direito ao voto até a década de 1930, e o voto continuou censitário, excluindo parte da população.

Alternativa E:

Incorreta. A relação entre Estado e Igreja passou por profundas mudanças com a proclamação da República, incluindo a separação entre as duas instituições. No entanto, isso não implicou automaticamente na permissão do ensino religioso nas escolas, sendo essa uma questão que foi tratada de forma diversa ao longo da história republicana.

Portanto, a alternativa correta é a C, que refere-se à nova política de subvenção do governo à imigração, rompendo com o modelo anterior predominantemente privado ou estrangeiro.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab C

Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares, pelos governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes.

ráaaaaatitomanocuuuuuuuuelo , , questões de professores sempre são assim ambíguas e subjetivas !

nunca nem vi

A - Instituição do federalismo, com a transformação das províncias em estados, que perderam a autonomia administrativa que desfrutavam durante o Império.

Ao contrário né , com o federalismo ganharam autonomia por se tornarem estados DURANTE A REPÚBLICA

B - adoção de medidas protecionistas à indústria nacional, que não recebia apoio durante o Império, que defendia uma política liberal, portanto contrária ao estímulo à produção.

Quando falamos de indústria , lembramos de agroexportação , logo, café e todos sabemos que foi estimulado até demais .

C - Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares, pelos governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes.

ASSERTIVA CORRETA -

" Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares "

sim no caso o COLONATO que juntava a iniciativa privada e particular , pois a abolição da escravatura fez a troca da mão de obra escrava pela imigrante

" governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes."

Após a abolição da escravidão o Brasil queria fazer o " embraquecimento " da população Brasileira e os imigrantes europeus estavam em um contexto de revolução industrial onde tinha muita mão de obra pra pouco emprego , logo havia a escoação desses imigrantes para países que poderiam ter oportunidade de emprego e o Brasil tinha um cenário ideal pois necessitavamos de mão de obra , pois estavamos trocando a mão de obra escrava pela uma tese " assalariada "

D - Extensão do direito ao voto a todos os brasileiros maiores de 21 anos, homens e mulheres, excetuando-se os analfabetos, mendigos, soldados e religiosos que se encontravam sujeitos à obediência eclesiástica.

As mulheres só passaram a votar no governo de Vargas , logo a medida não foi tomada na república oligarquica e sim na era Vargas em 1932, logo , assertiva está errada !

E - Separação entre Estado e Igreja, extinguindo-se o padroado, por meio do qual o Estado controlava a Igreja, mas permitindo o ensino religioso nas escolas.

O ensino religioso foi implantado nas escolas quando a igreja passou a apoiar Vargas , com esse apoio da igreja ao governo Vargas , o mesmo como forma de agradecimento implantou o ensino religioso e construiu o cristo redentor , tudo isso como forma de agradecimento .

Estado não controlava a igreja

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo