As décadas de 1960 e 1970, na América do Sul, foram marcada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395057 História
As décadas de 1960 e 1970, na América do Sul, foram marcadas pela emergência de governos autoritários que se constituíram por meio de golpes de Estado dados por militares, como no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador e Bolívia. Esses acontecimentos se verificaram dentro de qual contexto?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os regimes autoritários que surgiram na América do Sul durante as décadas de 1960 e 1970 foram diretamente influenciados por um cenário geopolítico complexo. Dentro desse contexto, três fatores específicos se destacam:

  • Guerra Fria: O período em questão foi marcado pela intensa disputa ideológica e territorial entre os Estados Unidos e a União Soviética. A América Latina, como parte deste tabuleiro global, viu a implantação de governos militares como uma maneira de impedir a propagação do comunismo, que era uma grande preocupação, principalmente para os EUA.
  • Revolução Cubana: A tomada de poder por Fidel Castro em 1959 foi um evento chave, pois representava a presença do comunismo no "quintal" americano. Isso gerou uma atmosfera de medo e a necessidade de que medidas fossem tomadas para evitar que movimentos semelhantes se proliferassem pela região.
  • Falência dos partidos políticos tradicionais: A crescente descrença nas instituições políticas tradicionais, muitas vezes por sua incapacidade de lidar com crises econômicas e sociais, bem como a corrupção, abriu espaço para que os militares justificassem a tomada de poder como uma forma de restaurar a ordem e o progresso.

Portanto, a alternativa correta é a E - Guerra Fria, Revolução Cubana, Falência dos partidos políticos tradicionais. Estes foram os elementos que contextualizam e explicam a emergência desses governos autoritários na região.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

RUMO A PMES, Não desista guerreiro têm vagas para todos!!

Falência dos partidos políticos tradicionais????

No Brasil UDN e PTB tinham massas de eleitores de Norte a Sul!

No Chile a coalizao de esquerda da UP era altamente popular, além de sofrer com uma oposição também com grande quantidade de militantes e simpatizantes entre a população.

Pelo amor de Deus! Um aspecto básico das ditaduras militares latino-americanas dos anos 60 e 70 foi o golpe de Estado que reformulou a estrutura político partidária. Isso foi feito justamente pra impedir a concorrência dos partidos!

Se precisa disso porque os partidos tradicionais teriam entrado em falência? A Letra E, no tocante a questão dos partidos, se adequa aos casos de fascistizacao da sociedade ou de ascensão de partidos fascistas como na Alemanha nazista! Ou seja, o sistema político liberal tradicional entra em falência e os fascistas crescem!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo