Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afi...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Este texto parece aqueles personagens que falam de modo rebuscado, cheios de vocabulário, para impressionar o aluno incauto e fazê-lo admirar a exposição e muitas vezes o expositor conjuntamente. Ambos, na realidade, não possuem síntese e conteúdo admiráveis algum. Vamos lá...
Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto:
A) Aponta que as sociedades são organizadas pelas relações estáveis entre poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico. "Essas forças [forças sociais] expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico". Em nenhum momento se fala de relações estáveis. Antes, fala-se em seguida: "Devido ao caráter instável da configuração e constituição social"
B) Argumenta que a correlação dissonante de forças nas sociedades tem implicações sobre a ordem social em um dado momento histórico. "A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento"
C) Lança a tese de que a história é moldada pelo acaso, o que permite o surgimento de fatos novos sem ligação com eventos anteriores. "A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo."
D) Apresenta uma visão normativa da sociedade, pois somente o controle das forças econômicas e ético-políticas garante uma sociedade justa. Isso não é uma posição de quem argumenta pelo controle do enunciado: "O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão."
Avisem-me qualquer erro.
Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo