Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2007123 Português
Leia o texto e responda a questão.

     As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo. A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico.
     Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos.
     O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados. 

SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).
Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Este texto parece aqueles personagens que falam de modo rebuscado, cheios de vocabulário, para impressionar o aluno incauto e fazê-lo admirar a exposição e muitas vezes o expositor conjuntamente. Ambos, na realidade, não possuem síntese e conteúdo admiráveis algum. Vamos lá...

Acerca dos propósitos, gerais ou específicos, é CORRETO afirmar que o texto:

A) Aponta que as sociedades são organizadas pelas relações estáveis entre poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico. "Essas forças [forças sociais] expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico". Em nenhum momento se fala de relações estáveis. Antes, fala-se em seguida: "Devido ao caráter instável da configuração e constituição social"

B) Argumenta que a correlação dissonante de forças nas sociedades tem implicações sobre a ordem social em um dado momento histórico. "A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento"

C) Lança a tese de que a história é moldada pelo acaso, o que permite o surgimento de fatos novos sem ligação com eventos anteriores. "A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo."

D) Apresenta uma visão normativa da sociedade, pois somente o controle das forças econômicas e ético-políticas garante uma sociedade justa. Isso não é uma posição de quem argumenta pelo controle do enunciado: "O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão."

Avisem-me qualquer erro.

Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo