A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetivid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q395615 Administração Geral
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O público da área de comunicação classifica-se em interno, misto, externo e potencial. O público misto é composto por pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa. Entre estes, estão as associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

No contexto da gestão estratégica e da comunicação organizacional, é fundamental compreender os diversos tipos de público com os quais uma empresa ou organização se relaciona. Entre eles, temos o público interno, que é composto por colaboradores e pessoas diretamente ligadas à organização; o público externo, que envolve clientes, fornecedores e a sociedade em geral; e o público potencial, que abrange indivíduos ou grupos que poderiam vir a ter uma relação com a empresa no futuro.

Entretanto, a questão menciona o termo "público misto", que não é comumente utilizado neste contexto. O erro da afirmação está na caracterização desse suposto público misto como "pessoas ou grupos organizados com pouca ou nenhuma expectativa com relação à empresa". Na realidade, não classificamos o público dessa maneira na gestão da comunicação organizacional. Associações culturais, consultores, curiosos e entidades assistenciais podem ter expectativas variadas quanto à organização e, frequentemente, são considerados parte do público externo ou, em alguns casos, parte de grupos de interesse específicos (stakeholders).

Portanto, a afirmação é incorreta pois a descrição dada ao "público misto" não está alinhada com os conceitos amplamente aceitos em comunicação e gestão estratégica das organizações.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é incorreta pois a descrição dada ao "público misto" não está alinhada com os conceitos amplamente aceitos em comunicação e gestão estratégica das organizações.

Gabarito Comentado

ERRADO

O público misto é um grupo de pessoas que possui ligações jurídicas e socioeconômicas com uma empresa, mas não ocupa o espaço físico da instituição e não vivencia suas rotinas. Exemplos de públicos mistos são: Fornecedores, Distribuidores, Acionistas, Revendedores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo