No que diz respeito à estrutura de um relatório psicológico ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos explorar o porquê essa alternativa está correta e entender as incorreções nas demais opções.
Alternativa A: Essa alternativa é correta porque descreve com precisão a estrutura final recomendada para um relatório psicológico segundo o Manual de Elaboração de Documentos decorrentes de Avaliação Psicológica, conforme a Resolução CFP nº 07/2003. Após a narração conclusiva, o documento deve, de fato, ser encerrado com a identificação do local, data de emissão, assinatura do psicólogo e o número de inscrição no Conselho Regional de Psicologia.
Alternativa B: Está incorreta. Embora muitos dos itens listados possam estar presentes em relatórios psicológicos, a assinatura do paciente e/ou seu responsável legal não é uma exigência obrigatória no encerramento do relatório conforme a resolução mencionada.
Alternativa C: Também está incorreta. A descrição da demanda não é necessariamente o primeiro tópico do documento. Na verdade, o relatório inicia-se com a identificação, que inclui informações como autor/relator e interessado.
Alternativa D: Está incorreta porque a análise no relatório psicológico deve ser baseada em fatos e teorias consistentes e fundamentados. Mesmo sendo uma parte interpretativa, não permite afirmações aleatórias ou sem embasamento.
Alternativa E: Essa opção está errada. O item procedimento deve, sim, incluir uma descrição dos recursos e instrumentos técnicos utilizados na avaliação, além das razões e expectativas que motivaram o pedido do documento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo