Sobre o uso de cringe no texto, analise as afirmativas. I....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1844812 Português
Texto I
Cringe: entenda o termo e saiba como ele virou
polêmica nas redes sociais

     Se até esta quarta-feira (23) você não se deparou com uma discussão na internet sobre o que é cringe, ou não faz ideia do que essa palavra significa para jovenzinhos na rede, talvez o cringe seja você. [...] Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia.
     Munida dessa palavra, parte da geração Z, formada por jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010, passou a classificar os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, como cafonas e antiquados: super cringe. E enumerou vários hábitos millennials que dão muita vergonha alheia para os novinhos: tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, não superar o amor por Harry Potter ou filmes da Disney; partir o cabelo de lado, usar sapatilha de bico redondo… a lista é extensa.
    A crítica bastou para acender uma guerra geracional, com pessoas defendendo os colegas e criticando os gostos alheios. No Instagram, a hashtag #cringe já tem mais de 23 milhões de publicações. No Tiktok, vídeos com a mesma hashtag já ultrapassaram 10,5 bilhões de visualizações. E no Google, a busca pelo termo aumentou 70% nesta última semana.
Mas de onde veio o cringe? A palavra inglesa é, na verdade, um verbo. E tem dois significados, segundo o dicionário de Cambridge: i) sentir-se muito envergonhado ou constrangido; ii) encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso e perigoso.
Como a treta começou? [...] A palavra já vinha sendo utilizada há um tempinho, ainda discretamente. Mas o assunto estourou de vez após um tuíte de Carol Rocha, publicitária e apresentadora de podcast, pedindo para a geração Z listar os hábitos que achava cringe nos millennials
     Foi aí que eles se sentiram à vontade para criticar uma série de comportamentos, roupas, séries, filmes, livros e costumes. Além dos já citados, tem também: rir com emoji ou rs, gostar de "Friends" ou "A Usurpadora" e ser saudosista.
    Os millennials resolveram rebater. Na lista de mico dos novinhos, eles colocaram: dancinhas do TikTok, usar fancam (vídeos com melhores momentos dos ídolos) para fazer postagens nas redes sociais, usar emojis como ironia e cabelo partido no meio.

Fonte: MATOS, Thais. In: Pop & Arte. 26 jun. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/poparte/noticia/2021/06/23/cringe-entenda-o-termo-e-saibacomo-ele-virou-polemica-nas-redes-sociais.ghtml. Acesso em: 25 set. 2021 (fragmento adaptado)
Sobre o uso de cringe no texto, analise as afirmativas.
I. É um anglicismo verbal que foi importado para o português como adjetivo. II. Seus sinônimos podem ser: vergonha alheia, cafona e antiquado. III. Pessoas, atitudes e objetos podem ser adjetivados como cringe.  IV. É termo procedente de outra língua e deve ser usado acompanhado do símbolo cerquilha: #cringe.
Marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

A questão aborda o uso do termo cringe no contexto da língua portuguesa, especificamente a sua adaptação e significado. Para resolver essa questão, é necessário entender conceitos de morfologia, como anglicismo, e a função das palavras dentro do texto.

Afirmativa I: "É um anglicismo verbal que foi importado para o português como adjetivo." – Correta.

O termo cringe é um anglicismo, ou seja, uma palavra de origem inglesa que foi incorporada ao português. No texto, ele é usado como adjetivo para descrever comportamentos ou objetos fora de moda (cafonas).

Afirmativa II: "Seus sinônimos podem ser: vergonha alheia, cafona e antiquado." – Correta.

A palavra cringe é usada no texto como sinônimo de vergonha alheia, cafona e antiquado. Os exemplos no texto ilustram esse uso, descrevendo hábitos que são considerados ultrapassados ou embaraçosos.

Afirmativa III: "Pessoas, atitudes e objetos podem ser adjetivados como cringe." – Correta.

O texto deixa claro que não apenas pessoas, mas também atitudes e objetos podem ser descritos como cringe. Isso é evidenciado pelos exemplos dados no texto, como "usar sapatilha de bico redondo" e "tomar café no geral".

Afirmativa IV: "É termo procedente de outra língua e deve ser usado acompanhado do símbolo cerquilha: #cringe." – Incorreta.

Embora a palavra cringe seja de origem inglesa e frequentemente apareça nas redes sociais acompanhada do símbolo de cerquilha (#), seu uso independente do símbolo é amplamente aceito e comum. Afirmar que deve ser usado sempre com a cerquilha não é correto.

Portanto, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV está incorreta, o que faz da alternativa A a resposta correta para essa questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu acho tão cringe quem usa esse termo.

Questão pra não zerar.

Gabarito A.

Anglicismo - substantivo masculino

modo de falar ou escrever próprio da língua inglesa; maneira, fala, costume ou procedimento próprio dos ingleses.

Fonte:Dicio.com

A questão é de morfologia e interpretação de texto e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:

 .

I. É um anglicismo verbal que foi importado para o português como adjetivo. 

Certo. O estrangeirismo se denomina anglicismo quando a procedência é do inglês. "Cringe" é um adjetivo.

  • Estrangeirismo: uso de palavras, expressões ou construções próprias de línguas estrangeiras. Conforme a proveniência, o estrangeirismo se denomina: galicismo ou francesismo (do francês), anglicismo (do inglês), germanismo (do alemão), castelhanismo (do espanhol), italianismo (do italiano).

 .

II. Seus sinônimos podem ser: vergonha alheia, cafona e antiquado. 

Certo. De acordo com o texto, "Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos. Nesse caso, ela é usada como sinônimo de vergonha alheia".

 .

III. Pessoas, atitudes e objetos podem ser adjetivados como cringe.  

Certo. De acordo com o texto, "Cringe, para os integrantes da geração Z, é um adjetivo usado para classificar pessoas que fazem coisas fora de moda, ultrapassadas, cafonas mesmo. Eles também costumam classificar atitudes ou objetos.

 .

IV. É termo procedente de outra língua e deve ser usado acompanhado do símbolo cerquilha: #cringe.

Errado. O termo não deve ser usado com hashtag. Ele é usado assim na rede social Instagram, por exemplo. Em outros lugares não precisa ser usado com a cerquilha (#).

 .

Gabarito: Letra A

Quem diria que saber dessas modinhas inuteis ia servir para concurso .

sigam @diaadiaavante no insta a rotina imperfeita de uma concurseira .

Anglicismo é um termo ou expressão da língua inglesa introduzido a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenómenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo. Wikipédia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo