Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127668 História
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo de transição do poder militar ao civil no Brasil contemporâneo, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Fundamental para a composição da Aliança Democrática, vitoriosa na eleição presidencial de 1985, a cisão do partido governista levou seus principais dirigentes à aliança formal com o PMDB, da qual surgiu a chapa Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (PDS).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA.
A cisão do partido governista surgiu o PDS. O PMDB teve origem do MDB.
PDS após virou PPR, depois PPB e hoje PP.
Do PDS surge uma dissidência a "Frente Liberal", que após vira PFL e hoje Democratas. Esta "Frente Liberal"  do PDS com apoio do PMDB lançou Tancredo Neves
A questão em nenhum momento afirma que o PMDB era governista e sim que houve uma cisão do partido governista (ARENA deu origem ao PDS). Isso é verdade, pois com  as convencionais do PDS e a vitória de M. Andreazza ocorre a cisão surgindo  o Partido da  Frente Liberal sob a liderança de Aureliano Chaves. Dessa cisão surge o Nome de Sarney (PDS) que formou com Tancredo(PMDB) a chapa vencedora nas eleições indiretas de 1985.
Atá agora não consegui entender o gabarito (errado) da questão. Abraços e bons estudos!
O governo militar, tentando se manter no Poder de alguma maneira, lançou o candidato Paulo salim maluf ( PDS).
Influentes políticos do PDS, não concordando com a indicação de Maluf, abandonam o partido e criam o PFL.
A oposição lançou o candidato mineiro Tancredo Neves (PMDB). Ao firmarem uma Aliança, PMDB e PFL, lançam
como vice-presidente o candidato José Sarney.
O erro da questão está em afirmar que José Sarney era do PDS pois já havia ocorrido a cisão e formada a Frente Liberal(FL) pela qual José Sarney foi lançado candidato.
Resposta: ERRADO.

Questão extremamente capciosa.

Após a derrota no Congresso Federal da Emenda Dante de Oliveira pelas "Diretas Já", o presidente que iria suceder ao último governante do regime militar, o general Figueiredo, haveria de ser escolhido por eleição indireta em um Colégio Eleitoral no dia 15 de janeiro de 1985.  Setores de oposição que aceitavam participar do Colégio Eleitoral e dissidentes do partido governista (PDS) que se recusavam a admitir o candidato oficial do governo, Paulo Maluf, uniram-se em uma ampla coalizão denominada "Aliança Democrática".  Os dissidentes do PDS, entre eles José Sarney, constituíram a "Frente Liberal", que se tornaria o Partido da Frente Liberal em 24 de janeiro de 1985, após a vitória da chapa Tancredo Neves (para presidente) e José Sarney (para vice) em 15 de janeiro de 1985.  Para evitar quaisquer complicações legais, José Sarney filiou-se ao PMDB em 13 de janeiro de 1985. Desse modo, a chapa que concorreu ao Colégio Eleitoral derrotando Paulo Maluf e seu vice, Flávio Marcílio, era composta por Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (PMDB).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo