Acerca dos sistemas que compõem uma construção, julgue o pró...
Acerca dos sistemas que compõem uma construção, julgue o próximo item.
O sistema mais apropriado a ser usado na impermeabilização da laje de cobertura exposta em uma edificação é a impermeabilização rígida, visto que esse procedimento garante a incorporação do agente impermeabilizante ao elemento estrutural, impedindo a infiltração de água para o interior da construção.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Impermeabilizantes RÍGIDOS: utilizam materiais como a argamassa impermeável e a argamassa polimérica; não suportam a movimentação da estrutura, por isso, são utilizadas em estruturas não sujeitas à fissuração ou a grandes deformações; são utilizados em subsolos, poços de elevador, piscinas enterradas, galerias de barragens e etc..
Impermeabilizantes FLEXÍVEIS: utilizam membranas acrílicas, asfálticas, de poliuretano, de poliuretano com asfalto e etc., aplicadas no local da obra, bem como mantas pré-fabricadas, que podem ser asfálticas, de PVC ou EPDM; são utilizados em terraços, lajes maciças, mistas ou pré-fabricadas, reservatórios de água superiores, varandas, terraços e etc.; possuem a capacidade de se alongar em função da exigência estrutural e de absorver a fissuração se forem adequadamente especificadas; não podem ser aplicados em subsolos com umidade ou lençol freático, porque criarão bolhas de água.
RESPOSTA: Errado. O ideal é a utilização, em lajes de cobertura, de impermeabilizantes flexíveis, pelo fato do material necessitar suportar a movimentação da estrutura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo