A classificação de aços inoxidáveis divide a família de aço...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q432195 Engenharia Mecânica
A classificação de aços inoxidáveis divide a família de aços em cinco grupos distintos. A composição desses aços inclui três elementos principais: cromo, molibdênio e níquel, cujos teores variam de acordo com o tipo de aço. Um carregamento de três tipos de aço inoxidável apresentou as seguintes composições em percentagem de massa:

Aço inox A: 18%Cr, 8%Ni e 0,01%C
Aço inox B: 18%Cr, 4%Ni e 0,02%C
Aço inox C: 14%Cr e 0,12%C

O engenheiro do controle de qualidade concluiu que o(s) aço(s) inox
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Características:

Aços Martensíticos: 11 - 18% de Cr e mais de 0,1% de C

Aços austenísticos: 16 - 30% de Cr, 8 - 35% de Ni e menos de 0,08% de C. São bons para trabalhos criogênicos, não possuem temperatura de transformação dúctil-frágil e São não magnéticos.

Como se sabe que os inoxs martensíticos não tem níquel e os austeníticos são os únicos que tem, a resposta correta é a letra C.

Que tipo de aço inoxidável é o mais recomendado para trabalhos em ambientes extremamente corrosivos?Austeníticos

Resolvi ao lembrar que, para que a Martensita seja formada, é necessário um teor mínimo de carbono. Dentre todos os apresentados, o aço C é o que possui maior teor de carbono. Logo, ele é o martensítico.

Para diferenciar os outros dois, lembrei que a austenita pode ser estabilizada a temperatura ambiente pela adição de níquel. Logo, dentre A e B, o A é o que possui maior teor de níquel.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo