Forma farmacêutica líquida viscosa que se destina à aplicaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068222 Farmácia
Forma farmacêutica líquida viscosa que se destina à aplicação tópica sobre as gengivas e partes internas da boca, deve apresentar, além de estabilidade adequada, sabor agradável e visam o tratamento da gengiva e parte interna da boca. Assinale a alternativa correta sobre a definição descrita. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimentos em farmacotécnica e formas farmacêuticas


Solicita identificar qual a forma farmacêutica definida da seguinte forma:


“Forma farmacêutica líquida viscosa que se destina à aplicação tópica sobre as gengivas e partes internas da boca, deve apresentar, além de estabilidade adequada, sabor agradável e visam o tratamento da gengiva e parte interna da boca."


Analisemos as alternativas.


A) Suspensão

INCORRETA. Suspensão é conceituada como “forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis" [1]. Logo, a forma farmacêutica suspensão não contempla as características da definição trazida no enunciado da questão.


B) Xarope

INCORRETA. Xarope é conceituado como “forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes" [1]. Logo, a forma farmacêutica xarope não contempla as características da definição trazida no enunciado da questão.


C) Colutório

CORRETA. Colutório é conceituado como “solução destinada ao enxágue bucal, com ação sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta. Não deve ser deglutido" [1]. Desse modo, o conceito trazido no enunciado da questão (“Forma farmacêutica líquida viscosa que se destina à aplicação tópica sobre as gengivas e partes internas da boca, deve apresentar, além de estabilidade adequada, sabor agradável e visam o tratamento da gengiva e parte interna da boca.") se refere, corretamente, à forma farmacêutica colutório. Exemplo de colutório disponível comerciamento é o Flogoral® (cloridrato de benzidamina), nos sabores menta e laranja, que é “destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica" [2]. 


D) Emulsão

INCORRETA. Emulsão é conceituado como “forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilizada através de um ou mais agentes emulsificantes" [1]. Logo, a forma farmacêutica emulsão não contempla as características da definição trazida no enunciado da questão.



GABARITO DO PROFESSOR: C.

GABARITO DA BANCA: C.



REFERÊNCIAS


[1] ANVISA. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. 1ª ed, Brasília Anvisa, 2011.


[2] ACHÉ. Flogoral® (cloridrato de benzidamina). Bula do medicamento.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

▪︎ Suspensão: forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas não solúveis no veículo

▪︎ Xarope: forma farmacêutica aquosa de ALTA viscosidade por não ter menos de 45% (p/p) sacarose ou outros açúcares

▪︎ Colutorio: gabarito

▪︎ Emulsão: forma farmacêutica líquida composta por dois líquidos imiscíveis (fase dispersa/interna + fase contínua/externa)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo