A umidade constitui uma das principais causas de degradação...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Em edificações, as manifestações patológicas referem-se a problemas, defeitos ou anomalias que afetam a estrutura, a segurança, o desempenho e/ou a estética de um edifício. Essas manifestações podem ocorrer devido a uma variedade de razões, incluindo falhas no projeto, na execução da obra, no uso inadequado ou na falta de manutenção.
Conforme exposto pelo enunciado, a umidade é uma das principais causas de degradação em edifícios. Nesse contexto, a impermeabilização é um serviço muito importante na construção civil, sendo responsável por prevenir manifestações patológicas provocadas pela água e outros agentes.
Dado que a umidade ascensorial atua por capilaridade, elas estão relacionadas com as fissuras. A NBR 15575-2 (ABNT, 2013) define a fissura como o "seccionamento na superfície ou em toda a seção transversal de um componente, com abertura capilar, provocado por tensões normais ou tangenciais. As fissuras podem ser classificadas como ativas (variação da abertura em função de movimentações higrotérmicas ou outras) ou passivas (abertura constante)".
Portanto, tem-se que a afirmativa está errada. As fissuras passivas possuem abertura constante e, desse modo, estão associadas com uma umidificação constante em termos de área. Por sua vez, as fissuras ativas possuem uma variação da abertura influenciada por movimentações higrotérmicas, o que pode acarretar em aumentos na área úmida.
Gabarito do professor: errado.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 15575-2: Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo