Em relação a qualidade de software e análise estática de cód...
De acordo com o princípio de clean code, o uso de polimorfismo deve ser evitado, uma vez que esse método dificulta o entendimento e, consequentemente, a manutenção do código.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na verdade, de acordo com o princípio de clean code, o polimorfismo é uma técnica importante que pode tornar o código mais claro e fácil de entender, especialmente quando usado com moderação e de forma apropriada.
De forma complementar aos excelentes comentários, na prática, o Clean Code diz para tentar eliminar os IF's (condicionais) o máximo possível. Na orientação a objetos isso pode ser feito utilizando polimorfismo.
Segue alguns princípios do clean code:
- Nomes significativos: Escolha nomes descritivos e significativos para variáveis, funções, classes e outros elementos do código. Nomes claros ajudam na compreensão do propósito e da função do código.
- Funções pequenas e concisas: Escreva funções que realizem apenas uma tarefa específica. Funções curtas são mais fáceis de entender, testar e reutilizar. Idealmente, uma função deve ter apenas algumas linhas de código.
- Single Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única): Cada classe ou módulo deve ter apenas uma única responsabilidade. Isso torna o código mais coeso e fácil de entender.
- Evitar duplicação: Evite repetições desnecessárias de código. Em vez disso, crie funções ou classes reutilizáveis para evitar a duplicação e promover a reutilização de código.
- Comentários significativos: Use comentários para explicar partes complexas do código, intenções ou decisões de design. Comentários claros e significativos ajudam outros desenvolvedores a entenderem o código mais facilmente.
- Testes automatizados: Escreva testes automatizados para verificar o comportamento esperado do código. Os testes garantem que o código funcione corretamente e ajudam a detectar problemas quando forem introduzidas alterações.
- Princípio do mínimo surpreendente: Escreva código que seja intuitivo e previsível. Evite surpreender outros desenvolvedores com comportamentos inesperados ou convenções pouco comuns.
- Separação de preocupações: Separe diferentes preocupações e responsabilidades em partes distintas do código. Por exemplo, separe a lógica de negócios da interface do usuário e do acesso a dados.
em OO, com a utilização de polimorfismo pode ter o “código limpo” tornando o projeto mais claro possível.
O princípio de Clean Code, conforme descrito por Robert C. Martin (Uncle Bob), não recomenda evitar o polimorfismo. Pelo contrário, o polimorfismo é incentivado para melhorar a organização e a flexibilidade do código.
- Polimorfismo Aumenta a Clareza e a Extensibilidade
- Encapsula Comportamentos Diferentes
O próprio Robert C. Martin defende o uso do polimorfismo em vez de estruturas condicionais complexas, pois isso melhora a legibilidade, reutilização e testabilidade do código.
O uso excessivo e mal planejado pode dificultar a compreensão, especialmente se houver uma hierarquia de classes muito profunda ou confusa.
Como qualquer outro conceito, deve ser usado com moderação e onde faz sentido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo