Qual dos itens abaixo consiste em uma das regras deontológi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FASTEF Órgão: UFCA Prova: FASTEF - 2019 - UFCA - Administrador |
Q2042082 Ética na Administração Pública
Qual dos itens abaixo consiste em uma das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/94)?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

O tema central desta questão é o entendimento das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Este código, estabelecido pelo Decreto nº 1.171/94, define os princípios e normas que devem guiar a conduta dos servidores públicos.

Para resolver essa questão, é fundamental compreender que as regras deontológicas são princípios que orientam o comportamento profissional dos servidores, enfatizando valores como dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais. Esses valores devem estar presentes tanto na vida profissional quanto pessoal do servidor.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A alternativa C afirma que o trabalho desenvolvido pelo servidor público deve ser visto como um acréscimo ao seu próprio bem-estar e um patrimônio pessoal. Isso reflete a ideia de que o servidor público, como parte da sociedade, deve buscar o sucesso de sua função pública, pois isso contribui para o bem comum. Esta visão está alinhada com as diretrizes deontológicas do código de ética, que destacam a importância de o servidor agir de forma que seu trabalho seja benéfico não apenas para a administração, mas também para a sociedade como um todo.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta opção sugere que os princípios éticos são aplicáveis apenas no exercício do cargo, o que é incorreto. O código de ética estabelece que esses valores devem permear a vida do servidor, refletindo também em sua vocação para o poder estatal, ou seja, dentro e fora do ambiente de trabalho.

B - A alternativa B limita a moralidade administrativa à simples distinção entre bem e mal, ignorando o objetivo maior do bem comum. O código de ética enfatiza que o servidor deve sempre buscar o bem comum, indo além de uma visão reducionista da moralidade.

D - Esta alternativa destaca que a função pública não se integra à vida particular do servidor, o que é contrário ao que prega o código de ética. A conduta pessoal do servidor pode impactar seu conceito profissional, uma vez que a ética pública exige que o servidor seja um exemplo em todos os aspectos de sua vida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra a) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público apenas no exercício do cargo ou função, sem que se reflita no exercício da vocação do próprio poder estatal.

Errado: I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

Letra b) A moralidade da Administração Pública está limitada à distinção entre o bem e o mal, não devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

Errado: III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

Letra c) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

Correto: V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

Letra d) A função pública não deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Errado: VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo