Assinale a alternativa que apresenta o nome do microorganis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465745 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta o nome do microorganismo encontrado com frequência em lesões cariosas de superfície radicular (cárie cementárias):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Actinomyces viscosus.

Vamos entender melhor por que esta é a alternativa correta e analisar as demais opções.

O tema da questão é a identificação de microorganismos frequentemente associados a lesões cariosas de superfície radicular, também conhecidas como cáries cementárias. Essas cáries ocorrem na raiz do dente e são mais comuns em pacientes adultos, especialmente aqueles com retração gengival.

Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre microbiologia oral, especificamente sobre os microorganismos que colonizam a cavidade bucal e estão associados a diferentes tipos de cáries.

Justificativa da alternativa correta:

Actinomyces viscosus é uma bactéria Gram-positiva que está frequentemente associada a lesões cariosas de superfície radicular. Esta bactéria tem a capacidade de aderir à superfície radicular e é altamente virulenta na formação de biofilme, contribuindo para o desenvolvimento de lesões cariosas em áreas onde o esmalte não está presente para proteger a dentina e o cemento.

Análise das alternativas incorretas:

A - Prevotella intermedia:

Embora Prevotella intermedia seja uma bactéria envolvida em infecções periodontais, ela não é tipicamente associada a lesões cariosas de superfície radicular. Portanto, não é a resposta correta.

B - Porphyromonas gingivalis:

Porphyromonas gingivalis é conhecida por seu papel em doenças periodontais e não está relacionada com frequência a cáries cementárias. É uma bactéria anaeróbia e tem maior relevância na patogênese da periodontite crônica.

C - Nocardia asteroides:

Nocardia asteroides é uma bactéria que pode causar infecções sistêmicas e pulmonares, mas não é comumente encontrada em lesões cariosas radiculares. Esta alternativa é incorreta porque não está relacionada ao contexto específico das cáries cementárias.

E - Fusobacterium nucleatum:

Embora Fusobacterium nucleatum seja uma bactéria presente na cavidade oral e associada a infecções periodontais, ela não está frequentemente envolvida em lesões cariosas de superfície radicular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D - Actinomyces viscosus é a resposta correta porque este microorganismo é frequentemente associado às cáries radiculares, que afetam a superfície da raiz dos dentes. As cáries radiculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e em situações onde há retração gengival, expondo a raiz do dente. O Actinomyces viscosus faz parte da flora normal da boca, mas pode se tornar patogênico em certos ambientes, particularmente onde o esmalte do dente é erodido e a dentina fica exposta. Esta área exposta da raiz pode ser mais suscetível à colonização por este microorganismo devido à sua capacidade de aderir fortemente às superfícies e de prosperar em ambientes com baixos níveis de oxigênio, como os encontrados nas fissuras e sulcos das raízes dos dentes. As outras opções listadas são também bactérias que estão presentes na cavidade oral, mas não são tão comumente associadas com cáries radiculares quanto Actinomyces viscosus. Por exemplo, Prevotella intermedia (A) e Porphyromonas gingivalis (B) são mais associadas com doenças periodontais, Nocardia asteroides (C) é menos comum na cavidade oral e não está tipicamente associada com cárie, e Fusobacterium nucleatum (E) participa na formação da placa bacteriana, mas não é o principal agente da cárie radicular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo