Segundo o modelo de gerenciamento de riscos ABNT - NBR ISO ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D está correta como exceção aos princípios da gestão de risco segundo a ABNT - NBR ISO 31000.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão:
A ABNT - NBR ISO 31000 é uma norma internacional que fornece diretrizes para o gerenciamento de riscos, aplicáveis a qualquer organização. Os princípios desta norma são projetados para integrar o processo de gestão de riscos aos processos da organização, de forma a apoiar na tomada de decisão e melhorar a eficácia e a eficiência dos controles internos.
A seguir, vou justificar cada uma das alternativas:
A - aborda explicitamente a incerteza: Este é, de fato, um princípio da gestão de risco, uma vez que lidar com a incerteza é um dos objetivos principais do gerenciamento de riscos. A norma enfatiza a necessidade de identificar e gerir incertezas que podem impactar os objetivos da organização.
B - sistemática, estruturada e oportuna: Esta alternativa também é um princípio válido. O processo de gestão de risco deve ser sistemático, estruturado e realizado de maneira oportuna, para garantir que os riscos sejam gerenciados de maneira eficaz e eficiente.
C - baseada nas melhores informações disponíveis: Este é outro princípio correto da norma. O gerenciamento de risco deve ser baseado nas melhores informações disponíveis, o que inclui dados históricos, experiência, feedback de partes interessadas, observações e previsões.
D - execução de responsabilidade da Auditoria Interna: Esta alternativa é a exceção e, portanto, a correta na questão. A execução da gestão de risco não é responsabilidade exclusiva da Auditoria Interna. A gestão de riscos deve ser incorporada nas responsabilidades de todos os níveis da organização, e não apenas de um departamento específico.
E - facilita a melhoria contínua da organização: A gestão de risco, de fato, visa facilitar a melhoria contínua da organização, ajudando a identificar oportunidades e a implementar melhorias contínuas nos processos organizacionais.
Espero que essa explicação tenha sido útil para sua compreensão sobre os princípios da gestão de risco segundo a norma ABNT - NBR ISO 31000. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os princípios e diretrizes de gerenciamento de riscos ISO 31000 são uma norma de gerenciamento de riscos concebida para ajudar pequenas e grandes organizações públicas e privadas a gerir de modo eficaz os riscos associados a suas operações.
Princípios e diretrizes:
- identificar, avaliar e reagir às oportunidades e ameaças
- melhorar sua eficiência operacional através da gerenciamento de riscos proativo
- melhorar a prevenção de perdas
- aplicar uma maior compreensão das normas de segurança, saúde e meio ambiente
- melhorar a resiliência da sua operação, quando confrontada com desafios de qualquer natureza
Letra D para não.assinantes
Os princípios são a base para gerenciar risco (ou seja, não executam) e convém que sejam considerados quando se estabelecerem a estrutura e os processos de gestão de riscos da organização possibilitando o gerenciamento dos efeitos da incerteza nos objetivos.
- Integrada: é parte integrante de todas as atividades organizacionais;
- Estruturada e abrangente: uma abordagem estruturada e abrangente contribui para resultados consistentes e comparáveis;
- Personalizada: a personalização proporcionais ao contexto externo e interno da organização relacionados ao seus objetivos;
- Inclusiva: envolvimento apropriado e oportuno das partes interessadas possibilita que seus conhecimentos, pontos de vista e percepções sejam considerados resultando em melhor conscientização e gestão de riscos fundamentada;
- Dinâmica: riscos podem emergir, mudar ou desaparecer à medida que os contextos externos e interno de uma organização mudem;
- Melhor informação disponível: baseada em informações históricas e atuais, bem como em expectativas futuras;
- Fatores humanos e culturais: influenciam todos os aspectos em cada nível e estágio;
- Melhoria contínua: acontece continuamente por meio do aprendizado e das experiências.
Gabarito: D)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo