Assinale a alternativa incorreta com relação ao Flare-up:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465748 Odontologia
Assinale a alternativa incorreta com relação ao Flare-up:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa E.

Vamos entender o motivo:

O tema da questão é o flare-up, uma situação clínica que pode ocorrer durante o tratamento endodôntico. O flare-up é caracterizado por dor e/ou inchaço que surge entre as sessões de tratamento, geralmente algumas horas ou dias após o procedimento. Esse fenômeno é relevante para a prática endodôntica, pois pode impactar o conforto do paciente e a continuidade do tratamento.

Vamos analisar cada alternativa:

A - A maioria dos casos de flare-ups ocorre como resultado de inflamação perirradicular aguda (periodontite apical aguda ou abscesso apical agudo), secundária a procedimentos intracanais.

Essa afirmação está correta. O flare-up frequentemente resulta de uma inflamação perirradicular aguda, que pode ser secundária a procedimentos realizados no canal radicular.

B - Extrusão apical de detritos infectados é uma das principais causas de flare-ups entre as consultas, que se caracteriza por lesões causadas por micro-organismos e seus produtos que saem do espaço do canal radicular durante a instrumentação mecânica para os tecidos perirradiculares.

Também está correta. A extrusão de detritos infectados durante a instrumentação é uma causa comum de flare-ups, pois pode levar a uma inflamação dos tecidos perirradiculares.

C - A dor relacionada à flare-up pode ser considerada como extrema e insuportável podendo repercutir para complicações físicas e emocionais.

Correto. A dor de um flare-up pode ser intensa e impactar significativamente o bem-estar físico e emocional do paciente.

D - Flare-up é caracterizado pela manifestação de dor e/ou tumefação, que ocorre entre as sessões da terapia endodôntica, após algumas horas ou após alguns dias da finalização do tratamento endodôntico.

Esta alternativa também está correta. A definição de flare-up inclui a dor e/ou inchaço que aparece entre as sessões do tratamento endodôntico.

E - A condição pulpar pré-tratamento endodôntico (polpas necróticas em comparação com polpas vitais) não interfere no risco de ocorrência ou na incidência de flare-ups.

Aqui está a alternativa incorreta. A condição da polpa antes do tratamento endodôntico influencia sim o risco de flare-ups. Polpas necróticas geralmente apresentam um risco maior de desenvolvimento de flare-ups em comparação com polpas vitais, devido à presença de infecção e inflamação que podem ser exacerbadas durante o tratamento.

Portanto, a alternativa E é a incorreta, pois a condição pulpar pré-tratamento tem um papel significativo na incidência de flare-ups.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é incorreta porque a condição pré-existente da polpa dental pode influenciar no risco de ocorrência de flare-ups. Quando a polpa está necrosada, ou seja, morta e infectada, a probabilidade de um flare-up pode aumentar devido à presença de microrganismos e seus produtos tóxicos que podem causar uma resposta inflamatória intensa nos tecidos perirradiculares. Por outro lado, uma polpa vital, embora possa sofrer inflamação, normalmente contém menos bactérias, o que pode levar a uma menor incidência de flare-ups. Portanto, a condição pulpar pré-tratamento endodôntico é um fator importante no risco de desenvolver flare-ups durante ou após o tratamento endodôntico. As alternativas A, B, C e D estão corretas e descrevem aspectos do flare-up, que é uma complicação dolorosa e potencialmente grave que pode surgir durante ou após tratamentos endodônticos, especialmente associada a procedimentos que exacerbam a inflamação ou a contaminação perirradicular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo