Assinale a alternativa incorreta com relação à clorexidina:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465756 Odontologia
Assinale a alternativa incorreta com relação à clorexidina:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta da questão é a alternativa E. Vamos analisar cada uma das opções para entender melhor o tema da questão.

A - A clorexidina possui um amplo espectro de ação, agindo sobre bactérias gram-positivas, gram-negativas, fungos, leveduras e vírus lipofílicos.

Esta afirmação está correta. A clorexidina é um agente antimicrobiano bastante eficaz, com capacidade de combater uma ampla variedade de microrganismos, incluindo bactérias gram-positivas e gram-negativas, além de fungos, leveduras e alguns vírus que possuem envelope lipídico.

B - Em doses mais baixas, a clorexidina altera a integridade da membrana celular, resultando num extravasamento dos componentes bacterianos de baixo peso molecular.

Também correta. Em concentrações mais baixas, a clorexidina tem um efeito bacteriostático, ou seja, ela altera a permeabilidade da membrana celular bacteriana, causando vazamento de componentes intracelulares de baixo peso molecular.

C - O uso da clorexidina é limitado pelos efeitos adversos relacionados, como manchamento de dentes, restaurações, próteses e língua.

Correto. Um dos principais efeitos colaterais do uso prolongado da clorexidina é o manchamento dos dentes e outras superfícies na cavidade oral, como restaurações, próteses e língua, o que pode ser um fator limitante para seu uso contínuo.

D - A clorexidina exerce uma ação bactericida inicial imediatamente depois do bochecho, combinada com uma ação bacteriostática prolongada.

Correta. A clorexidina tem um efeito bactericida imediato após o bochecho, destruindo rapidamente as bactérias presentes. Além disso, ela possui um efeito residual bacteriostático prolongado, que ajuda a inibir o crescimento bacteriano por um período mais longo.

E - O uso da clorexidina pode provocar efeitos tóxicos colaterais sistêmicos e alteração da microbiota oral com o uso prolongado.

Esta afirmativa é incorreta. A clorexidina é considerada um agente antimicrobiano seguro para uso tópico na cavidade oral e não causa efeitos tóxicos colaterais sistêmicos. O que pode ocorrer com o uso prolongado é a alteração da microbiota oral, mas isso não está relacionado a efeitos tóxicos sistêmicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo