Em relação aos critérios para seleção de objetos de auditor...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a seleção de objetos de auditoria, o que é fundamental no planejamento de auditorias para que o trabalho seja eficaz e eficiente. O auditor deve considerar diversos critérios, como materialidade, relevância e vulnerabilidades, para garantir que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível para gerar benefícios significativos.
A alternativa E é a incorreta. Vamos entender por quê:
E - O processo de seleção dos objetos de auditoria não necessita de integração ao planejamento estratégico da entidade.
Esta alternativa está errada porque a seleção de objetos de auditoria deve, sim, estar alinhada ao planejamento estratégico da entidade. Isso é importante para garantir que a auditoria contribua de forma eficaz para os objetivos organizacionais, otimizando o uso dos recursos e abordando áreas de maior risco ou interesse.
Agora, vamos analisar as alternativas corretas para reforçar a compreensão:
A - O critério de materialidade indica que o processo de seleção deve levar em consideração os valores envolvidos no objeto de auditoria, pois a auditoria deve produzir benefícios significativos.
Essa afirmação é verdadeira. A materialidade se refere à importância dos valores financeiros em questão, o que afeta diretamente o impacto potencial da auditoria.
B - O critério de relevância indica que as auditorias selecionadas devem procurar responder questões de interesse da sociedade, que estão em debate público e são valorizadas.
Esta também é verdadeira. A relevância considera a importância do objeto de auditoria para os stakeholders e o seu impacto social.
C - Vulnerabilidades são situações ou propriedades intrínsecas do objeto de auditoria que podem estar associadas à ocorrência de eventos adversos.
Correto. Identificar vulnerabilidades ajuda o auditor a prevenir riscos e a priorizar áreas que possam apresentar problemas futuros.
D - O volume de recursos disponíveis no orçamento é indicador de materialidade.
Correto. O volume de recursos é um parâmetro que pode indicar a materialidade, uma vez que valores maiores podem representar um risco ou oportunidade significativa para a entidade.
Assim, a alternativa E é claramente a opção incorreta devido à necessidade de integração com o planejamento estratégico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA E
- Processo de seleção dos objetos de auditoria :
22 O processo de seleção deve estar integrado simultaneamente ao planejamento estratégico e ao sistema de planejamento anual (ISSAI 3000/3.2, 2004; BRASIL, 2005, art. 2°).
Fonte: Manual de Auditoria Operacional
https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf
- 89. O auditor deve selecionar temas de auditoria com base no processo de planejamento estratégico da EFS, analisando temas em potencial e realizando pesquisa para identificar riscos e problemas de auditoria.
Fonte: ISSAI 3000
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo