A camada de pavimentação resultante da mistura em usina de ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
Vejo que a opção mais marcada é a C, "macadame hidráulico". Vejam que isso é um material, e a questão pede "camada de pavimentação", não tem como ser esta.
[adendo 14/12/17: período acima é litigioso. Vide resto deste adendo ao fim da questão]
A citação de que a camada-gabarito "contenha material de enchimento e água" foi unicamente enchedor de linguiça, não define nada.
Comentando demais itens:
a) CORRETO. base de brita graduada.
Mesmo que haja uma brita perfeitamente graduada no leito natural, ela é usinada (homogeinizada, misturada, hidratada) para virar brita graduada.
b) ERRADO sub-base de solo estabilizado granulometricamente.
Estabilização se dá com adição in loco. Já imaginou carregar uma sub-base até uma usina para adicionar seus 5% de peso em massa de cimento (no caso de estabilização com aditivos) ou carregar a sub-base e seu estabilizante granulométrico até uma usina, misturar, hidratar, testar e carregar tudo de volta até a rodovia? É que nem levar a montanha pra Maomé (se é que o ditado é com ele), em preferência ao contrário.
d)ERRADO regularização do subleito.
É feita in loco com o próprio material do subleito. E não é camada de pavimentação, mas é a última atividade antes da primeira camada de pavimentação.
e) ERRADO reforço do subleito.
É simplesmente uma camada entre a sub-base e o subleito. Não há identidade com "resultante da mistura em usina de agregado previamente dosado".
_______________________________________-
[adendo 14/12/17] Vejo ser litigiosa a adequação de macadame hidráulico à estirpe de "camada de pavimento", conforme abaixo:
Entende macadame hidráulico como camada de pavimento:
1. Norma DNIT 152/2010-ES, conforme excerto conveniente do colega @Fabrício Prado 14 de Dezembro de 2017, às 05h43. Mano, são 5 da manhã e tu tá comentando aqui... isso não é de deus não.
Tal entendimento é natural de uma norma cujo objetivo é "estabelecer os procedimentos a serem empregados na implantação de camadas de macadame hidráulico, como parte integrante do pavimento de uma rodovia". Observa-se pelo próprio objetivo da norma que há possibilidade para que macadame hidráulico seja algo distinto de "parte integrante do pavimento", porém não é tema desta tratar de todos os usos do macadame hidráulico.
Não entende macadame hidráulico como camada de pavimento, e sim como um material que pode ser componente das camadas de base ou sub-base:
1. Manual de Pavimentação 2006 DNIT:
Macadames Hidráulico e Seco: Consiste de uma camada de brita de graduação aberta de tipo especial (...)
2. Manual Técnico de engenharia CEF:
No caso de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, especificar os materiais e a execução dos serviços que comporão o pavimento: (...)· Sub-base e base (macadame hidráulico, camada estabilizada granulometricamente, brita graduada, solo-cimento, solo-brita, concreto rolado, macadame betuminoso); (...)
3. TCPO 13 e anteriores: 02720.8.1.1 BASE DE MACADAME hidráulico para pavimertação
Brita graduada tratada com cimento é o produto resultante da mistura, em usina, de pedra britada, cimento Portland, água e, eventualmente, aditivos, em proporções determinadas experimentalmente. Após a misturação, compactação e cura, a mistura adquire propriedades físicas e mecânicas específicas para atuar como camada de base ou de sub-base de pavimentos.
Agregados: LA ≤ 50%
EA ≥ 55%
índice de forma ≥ 0,5
MACADAME HIDRÁULICO
Norma DNIT 152/2010-ES - Pavimentação – Macadame hidráulico – Especificação de serviço:
"Macadame hidráulico
Camada de pavimento constituída por uma ou mais camadas de agregados graúdos com diâmetro variável de 3 ½ pol a 1/2 pol (88,9 mm a 12,7 mm), compactadas, com as partículas firmemente entrosadas umas às outras, e os vazios preenchidos por agregado para enchimento, com ajuda lubrificante da água."
"5.3 Execução
[...] 5.3.3 Camada de macadame hidráulico
[...] b) O agregado graúdo deve ser espalhado em uma camada de espessura uniforme, solta e disposta de modo a obter-se a espessura comprimida especificada, atendendo aos alinhamentos e perfis projetados. O espalhamento deve ser feito evitando a segregação das partículas do agregado;
[...] l) O agregado para enchimento deve ser, a seguir, espalhado em camadas finas, em quantidade suficiente para encher os vazios do agregado já parcialmente comprimido;
[...] n) Quando não for mais possível a penetração do agregado para enchimento a seco, deve ser dado o início à irrigação da camada, ao mesmo tempo que se espalha mais agregado para enchimento e se prossegue com as operações de compressão;"
PERCEBE-SE QUE A DEFINIÇÃO DE MACADAME HIDRÁULICO ATENDE PARCIALMENTE AO EXPOSTO NA ALTERNATIVA "C", NO ENTANTO, COMO SE DEPREENDE DAS FASES DO PROCESSO DE EXECUÇÃO (ITEM 5.3), NO MACADAME HIDRÁULICO, OS MATERIAIS NÃO SÃO MISTURADOS NA USINA, MAS SÃO APLICADOS SEQUENCIALMENTE UM APÓS O OUTRO NO LOCAL (BRITA, ENCHIMENTO E ÁGUA).
PORTANTO, A ALTERNATIVA "C" ESTÁ ERRADA.
BRITA GRADUADA
A Brita Graduada Simples é uma mistura de brita, material de enchimento (geralmente, pó de pedra) e água. São utilizados exclusivamente produtos de britagem que vem preparado da usina.
PORTANTO, A ALTERNATIVA "A" É O GABARITO.
Conforme o Guilherme Rayol falou e apenas complementando o seu entendimento, do qual também compactuo, temos:
De acordo com o Manual de Pavimentação do DNIT (pág. 96) a classificação das bases e sub-bases flexíveis e semi-rígidas são:
Granulares: as quais utilizam a Estabilização Granulométrica e o Macadame Hidráulico;
Estabilizados (com aditivos): os quais podem ser usado cimento (Solo-Cimento), cal (Solo-Cal) e betume (Solo-Betume)
Logo, podemos entender que o Macadame Hidráulico trata de ser "apenas" um grupo de material granular o qual compõe, DE FATO, a camada, seja essa a base ou sub-base, excluindo assim a alternativa "C", já que no comando da questão fala de "camada de pavimentação". Outro fato a ser considerado é também que, o Macadame Hidráulico, segundo conceito teórico do mesmo manual supracitado, deixa a entender que o mesmo é executado in-loco, aniquilando mais uma vez o comando da questão que consta como sendo "resultante da mistura em usina".
Portanto, diante dos fatos, nos resta, apenas, como CAMADA, a letra "A", a qual foi dada como certa pela banca.
Espero ter contribuido.
ALTERNATIVA A CORRETA
BRITA GRADUADA: USINADA
MACADAME HIDRÁULICO : IN LOCO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo