A principal expressão do romance de 30 encontra-se no region...
Texto 11 para responder às questões 79 e 80.
1--------Sou um homem arrasado. Doença! Não. Gozo
-----perfeita saúde. Quando o Costa Brito, por causa de duzentos
-----réis que me queria abafar, vomitou os dois artigos, chamou
4----me doente, aludindo a crimes que me imputam. O Brito da
-----Gazeta era uma besta. Até hoje, graças a Deus, nenhum
-----médico me entrou em casa. Não tenho doença nenhuma.
7----O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro.
-----Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem
-----objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado
10---é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta
-----casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade
-----embotada.
13-------Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se
-----uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e
-----dormir como um orco! Levantar-se cedo todas as manhãs e
16---sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida
-----para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que
-----estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar
19---tudo?
1--------Levanto-me, procuro uma vela, que a luz vai apagar-se.
-----Não tenho sono. Deitar-me, rolar no chão até a
22---madrugada, é uma tortura. Prefiro ficar sentado, concluindo
-----isto. Amanhã não terei com que me entreter.
1--------De longe em longe sento-me fatigado e escrevo uma
25---linha. Digo em voz baixa:
26---- Estraguei a minha vida, estraguei-a estupidamente.
----------------------------------RAMOS, Graciliano. São Bernardo.
-------------São Paulo: Editora Martins Fontes, 1970, com adaptações.
A principal expressão do romance de 30 encontra-se no regionalismo nordestino representado por escritores. Esse gênero narrativo também teve bastante relevância em outro movimento literário. Considerando-se o contexto apresentado, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o movimento literário, a obra e seu autor.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Romantismo – Inocência – Visconde de Taunay.
Para entender a questão, é importante conhecer um pouco sobre o Romance de 30, focado especialmente no regionalismo nordestino. Este gênero narrativo buscava retratar a realidade social, econômica e cultural do Nordeste brasileiro, frequentemente abordando temas como a seca, a pobreza e as questões agrárias.
A questão solicita uma análise sobre qual movimento literário, obra e autor estão corretamente relacionados a um contexto similar ao do Romance de 30 em termos de relevância literária. Vamos examinar cada alternativa:
A - Realismo – Esaú e Jacó – Machado de Assis: Embora Machado de Assis seja um dos maiores representantes do Realismo, "Esaú e Jacó" não se relaciona com o regionalismo ou com as características do Romance de 30. O Realismo, de maneira geral, foca na análise psicológica e social, mas não tem a mesma preocupação regionalista.
B - Romantismo – O Guarani – José de Alencar: Esta obra faz parte do Romantismo nacionalista, mas não está focada no regionalismo nordestino ou em temas sociais da mesma forma que o Romance de 30. José de Alencar, com "O Guarani", destacou-se pelo indianismo e nacionalismo.
C - Romantismo – A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo: "A Moreninha" é uma obra romântica urbana e ligeira, voltada para o entretenimento, sem o foco no regionalismo e nas questões sociais presentes no Romance de 30.
D - Naturalismo – O Cortiço – Aluísio Azevedo: Embora o Naturalismo tenha uma vertente social e crítica, "O Cortiço" se concentra mais na análise urbana do Rio de Janeiro e não no regionalismo nordestino.
E - Romantismo – Inocência – Visconde de Taunay: Esta é a alternativa correta. "Inocência" é uma obra romântica com nuances regionalistas, ao retratar a vida no interior do Brasil com um foco maior que as outras obras citadas. Visconde de Taunay aborda aspectos da vida e cultura locais, o que ressoa com a preocupação regionalista do Romance de 30.
Assim, a alternativa E se destaca por melhor capturar a essência do regionalismo, mesmo dentro do contexto do Romantismo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não compreendi esse gabarito? Alguém?
Uma breve explicação:
Realismo – Esaú e Jacó – Machado de Assis : reflexão quanto a relação entre Monarquia e República; escravidão e trabalho assalariado; abertura política e conservadorismo
Romantismo – O Guarani – José de Alencar : Primeira fase do romantismo cujo foco é a valorização de um herói nacional, uma vez que se buscava uma identidade brasileira.
Romantismo – A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo: Romance de folhetim e tem como objetivo retratar a vida urbana e os casos da burguesia
Naturalismo – O Cortiço – Aluísio Azevedo: Obra que pertence ao naturalismo e busca retratar a realidade mais exagerada, algo mais evidenciado do que no realismo. Tem como característica a descrição animalizada dos seus personagens.
Romantismo – Inocência – Visconde de Taunay : "O livro 'Inocência' é um romance regionalista do autor brasileiro Alfredo d'Escragnolle Taunay, composto por 30 capítulos. Lançado em 1872, ele descreve a cultura, os habitantes e os cenários do leste de Mato Grosso do Sul, especialmente a cidade de Paranaíba e a expansão colonizadora liderada pelos Garcia Leal."
Essa última eu não sabia e acertei por eliminação.
Lindolfo, apesar da obra ser um romance no período do romantismo e não do modernismo, ela é bastante regional. Há um período no modernismo brasileiro (décadas após o romantismo) em que, mesmo assim, o regionalismo é uma das principais características.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo