Julgue os itens a seguir, conforme sejam FALSOS ou VERDADEI...
I. O verbo TER, presente no primeiro e segundo parágrafos (“medidas extremas têm...”) e (“têm pouco apreço...”) está acentuado em ambos os casos por se referir a sujeitos plurais.
II. A expressão “ou seja” (ao final do segundo parágrafo), apresenta-se entre vírgulas por tratar-se de uma conjunção adversativa.
III. Nas frases “Não à toa” e “apreço às normas...”, ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma regra gramatical.
IV. A locução “à toa”, quando ocupa função de locução adjetiva, grifa-se com hífen (à-toa).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Correta.
O verbo TER, presente no primeiro e segundo parágrafos (“medidas extremas têm...") e (“têm pouco apreço...") está acentuado em ambos os casos por se referir a sujeitos plurais.
O verbo “ter" na terceira pessoa do plural deve receber o acento circunflexo. No caso em tela, possui como referência “medidas extremas" e " líderes populistas".
II. Incorreta.
A expressão “ou seja" (ao final do segundo parágrafo), apresenta-se entre vírgulas por tratar-se de uma conjunção conclusiva, e não adversativa.
III. Incorreta.
Nas frases “Não à toa" e “apreço às normas..", ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma diferentes.
A primeira é por causa da locução adverbial iniciada pela preposição A que possui no seu núcleo um substantivo feminino que aceita o artigo A (A + A= À. A segunda possui o acento indicativo de crase por causa da preposição A que é exigência da palavra “apreço" que rege a preposição A + A artigo que acompanha o substantivo "normas ". Ou seja, ocorre a crase pelo mesmo motivo, um é por causa da locução adverbial e o outro porque é complemento preposicionado.
IV. Incorreta.
Não ocorre hífen em “à toa'.
Gabarito: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III. Nas frases “Não à toa” e “apreço às normas...”, ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma regra gramatical.
à toa - locucao adverbial " ao acaso"
apreço - pede a preposição "por" e não "a"
Corrijam-me caso eu esteja equivocado.
Gab : B
GAB - B
#OBA
À toa: por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva.
gab letra B,
a) verbo (ter) tem é primeira pessoa e têm é terceira pessoa do plural acentua-se com circunflexo para diferenciar plural e singular .
C)ou seja , apresenta conjunção alternativa
e) A expressão à toa não se grafa com hífen segundo a nova reforma
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo