Julgue os itens a seguir, conforme sejam FALSOS ou VERDADEI...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097910 Português
Texto para questão

Texto (com adaptação)

[...]

A polarização crescente é promovida por aqueles que se favorecem dela. Políticos, partidos e grupos mais extremistas se alimentam do descontentamento e da intolerância para ganhar mais apoio a suas ideias. Afinal, medidas extremas têm maior chance de aceitação quando se vê o outro grupo como um inimigo perigoso que é preciso eliminar, ao invés de um concorrente no debate.

Além disso, quanto pior o “inimigo” parece, mais soa justificável quebrar regras. Não à toa, um estudo mostrou que a polarização favorece a ascensão de líderes populistas “iliberais”, ou seja, que têm pouco apreço às normas democráticas e às limitações de poder.

[...]

Um ambiente polarizado, sem tolerância e respeito a opiniões discordantes, reforça esse comportamento. O ambiente é criado pela propensão a sermos fiéis a grupos e, por sua vez, reforça essa propensão, como num ciclo. Nesse sentido, é possível entender por que fake news se espalham com facilidade: elas se aproveitam da nossa vontade de acreditar em notícias que corroboram nossas ideias, independentemente da sua veracidade.

[...]

ANDREASSA, Luiz. O que é polarização e por que é prejudicial à democracia? Disponível em:<politize.com.br/o-que-e-polarizacao/?>  Acesso em: 19/01/2023.
Julgue os itens a seguir, conforme sejam FALSOS ou VERDADEIROS e aponte a alternativa CORRETA.
I. O verbo TER, presente no primeiro e segundo parágrafos (“medidas extremas têm...”) e (“têm pouco apreço...”) está acentuado em ambos os casos por se referir a sujeitos plurais.
II. A expressão “ou seja” (ao final do segundo parágrafo), apresenta-se entre vírgulas por tratar-se de uma conjunção adversativa.
III. Nas frases “Não à toa” e “apreço às normas...”, ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma regra gramatical.
IV. A locução “à toa”, quando ocupa função de locução adjetiva, grifa-se com hífen (à-toa). 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em aspectos gramaticais. Vejamos:


I- Correta.


 O verbo TER, presente no primeiro e segundo parágrafos (“medidas extremas têm...") e (“têm pouco apreço...") está acentuado em ambos os casos por se referir a sujeitos plurais.


O verbo “ter" na terceira pessoa do plural deve receber o acento circunflexo. No caso em tela, possui como referência “medidas extremas" e " líderes populistas".


II. Incorreta.

A expressão “ou seja" (ao final do segundo parágrafo), apresenta-se entre vírgulas por tratar-se de uma conjunção conclusiva, e não adversativa.


III. Incorreta.

Nas frases “Não à toa" e “apreço às normas..", ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma diferentes.


A primeira é por causa da locução adverbial iniciada pela preposição A que possui no seu núcleo um substantivo feminino que aceita o artigo A (A + A= À. A segunda possui o acento indicativo de crase por causa da preposição A que é exigência da palavra “apreço" que rege a preposição A + A artigo que acompanha o substantivo "normas ". Ou seja, ocorre a crase pelo mesmo motivo, um é por causa da locução adverbial e o outro porque é complemento preposicionado.


IV. Incorreta.

Não ocorre hífen em “à toa'.



Gabarito: B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III. Nas frases “Não à toa” e “apreço às normas...”, ambas do segundo parágrafo, o uso das crases se impõe a partir da mesma regra gramatical.

à toa - locucao adverbial " ao acaso"

apreço - pede a preposição "por" e não "a"

Corrijam-me caso eu esteja equivocado.



Gab : B

GAB - B

#OBA

À toa: por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva.

gab letra B,

a) verbo (ter) tem é primeira pessoa e têm é terceira pessoa do plural acentua-se com circunflexo para diferenciar plural e singular .

C)ou seja , apresenta conjunção alternativa

e) A expressão à toa não se grafa com hífen segundo a nova reforma

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo