Campanhas Relacionadas ao Combate às Endemias Durante um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3016678 Saúde Pública
Campanhas Relacionadas ao Combate às Endemias
Durante uma visita domiciliar, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) percebeu que a casa de Dona Maria possui várias áreas com água parada, sendo um local propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Dona Maria comenta que não sabe muito sobre essas doenças e nunca participou das campanhas da comunidade.
Como o ACS deve proceder para contribuir com a campanha de combate às endemias na comunidade? Avalie as alternativas abaixo e selecione a correta:

1. Orientar Dona Maria sobre a importância de eliminar os focos de água parada e explicar como essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
 2. Informar Dona Maria sobre as próximas campanhas de combate ao Aedes na comunidade e incentivá-la a participar ativamente.
3. Realizar uma visita mensalmente para verificar se as orientações foram seguidas e continuar o acompanhamento da família.
4. Promover a integração de Dona Maria às ações comunitárias, como mutirões de limpeza e palestras informativas.
5. Encaminhar a família de Dona Maria para o serviço de saúde, caso alguém apresente sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Alternativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre como um Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve proceder durante uma campanha de combate às endemias, focando especialmente no mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A alternativa correta é a Alternativa C. Vamos entender o porquê.

Alternativa C: Os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.

Item 1: Orientar Dona Maria sobre a importância de eliminar os focos de água parada e explicar como essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Esse item é verdadeiro, pois a educação e conscientização são passos fundamentais na prevenção de doenças transmitidas por vetores. O ACS deve informar os moradores sobre os riscos e formas de prevenção.

Item 2: Informar Dona Maria sobre as próximas campanhas de combate ao Aedes na comunidade e incentivá-la a participar ativamente.

Esse item é verdadeiro porque a participação comunitária em campanhas fortalece os esforços coletivos de combate às endemias. O envolvimento da população local é crucial para o sucesso das ações de saúde pública.

Item 4: Promover a integração de Dona Maria às ações comunitárias, como mutirões de limpeza e palestras informativas.

Esse item é verdadeiro, pois ações comunitárias ajudam a mobilizar e educar a população, sendo uma estratégia eficaz no controle de endemias. A participação ativa de Dona Maria em mutirões e palestras aumenta a conscientização e engajamento da comunidade.

Justificativa para as alternativas incorretas:

Item 3: Realizar uma visita mensalmente para verificar se as orientações foram seguidas e continuar o acompanhamento da família.

Embora o acompanhamento seja importante, apenas orientações contínuas sem integração comunitária e informações sobre campanhas não são suficientes para combater a proliferação do mosquito de forma eficaz. Portanto, não cobre a totalidade das ações necessárias.

Item 5: Encaminhar a família de Dona Maria para o serviço de saúde, caso alguém apresente sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Este item é uma ação reativa e individual para possíveis casos já manifestados, mas não contribui diretamente para as campanhas de combate e prevenção das endemias na comunidade.

Por isso, a Alternativa C é a correta, pois abrange ações educativas, participativas e preventivas, fundamentais para o combate às endemias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo