Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento ind...
Um viaduto é formado por duas pistas de rolamento independentes uma da outra. A superestrutura de cada pista é formada por 3 vigas pré-moldadas em forma de I, de concreto protendido, sendo duas vigas para suporte direto à pista de rolamento e a terceira, com altura menor, para suporte do passeio lateral. As vigas estão apoiadas em consolos curtos localizados no bordo inferior das travessas de apoio no topo dos pilares. A sustentação das vigas é feita por aparelhos de apoio de neoprene fretado. Os pilares, um para cada via, possuem seção retangular vazada com dimensões externas de 2,0 m × 1,50 m. Antes da inauguração da obra, uma vistoria constatou fissuras nas travessas de apoio no topo dos pilares, na ligação dos consolos com a alma das travessas, prolongando-se para baixo dos consolos, conforme esquematizado na figura a seguir.
Considerando-se que os danos tenham ficado restritos à
mesoestrutura do viaduto, não havendo nenhuma anomalia na
superestrutura, as fissuras observadas foram possivelmente
causadas por
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
FONTE: Notas de Aulas: Ligações entre elementos pré-moldados. Prof. Artur Medeiros.
As fissuras localizadas no topo do consolo são indicativas de insuficiência da armadura vertical (os estribos) nessa região, o que resultou na fissuração do concreto que resiste pouco à tração.
Note o posicionamento dos estribos verticais na armadura típica de consolos:
FONTE: Notas de Aulas: Ligações entre elementos pré-moldados. Prod. Artur Medeiros.
Veja que a alternativa que melhor descreve a patologia é a alternativa B.
As demais alternativas fogem do escopo da questão e extrapolam a interpretação. Veja que a questão não apresenta elementos suficientes para falarmos sobre fundação, contraventamentos, empuxo no vazio ( fenômeno em que as armaduras com ganchos ficam retas submetidas à tração) e escoramento.
Gabarito do Professor: Letra B.
FONTE:
CUNHA, Albino Joaquim Pimenta da; LIMA, Nelson Araújo; SOUZA, Vicente Custódio Moreira de. Acidentes estruturais na construção civil. São Paulo: Pini.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) insuficiência das áreas de sapata, o que provocou os recalques.
Errado. Possível, mas muito difícil "viajar" e tentar forçar essa interpretação. Com o recalque, é mais provável que o problema ocorra no pilar também. Perceba que a banca quis mostrar um ponto bem específico.
b) insuficiência de armadura vertical, visto que a região fissurada está submetida a tensões de tração provocadas pela reação de apoio das vigas longitudinais.
Ok. Problema ocasionado pelo cortante. Perceba o ângulo da fissura.
c) efeitos de segunda ordem provocados pela flexibilidade da estrutura, que não apresenta contraventamentos suficientes.
Errado. Aqui também a mesma justificativa da primeira. Além de saber o conceito técnico é importante tentar entender o que a banca está cobrando na questão. A patologia das estruturas não é um conhecimento muito exato, sendo necessário análise de diversos fatores e tentar imaginar diversas situações. Perceba que os dados fornecidos pela questão foram bem pontuais e simples...
d) fenômeno conhecido como empuxo no vazio.
Errado. Empuxp no vazio é um fenômeno que ocorre com as armaduras "curvadas" que tendem a se tornarem retas com o esforço de tração. Tais problemas costumam ocorrer com armaduras que têm mudança de direção (brusca) e também nos detalhes de armações com geometria mais complexa. O problema pode ser resolvido elaborando um detalhe de armação de forma que possibilite apoio para a armadura ou uma geometria da armadura que envolva o concreto e que o mesmo seja comprimido no momento que a armadura for solicidada (algo semelhante com o famoso "nó de cachorro", "rabo de macaco", etc.
e) falha na execução do escoramento aliada à inadequação dos aparelhos de apoio para esse tipo de estrutura.
Errado. Vale a mesma justificativa do c). Além disso, para problemas com escoramento, a tendência é ter uma estrutura deformada antes mesmo da solicitação da carga, além de fissura e outras patologias...
Acidentes Estruturais na Construção Civil - Volume 1", dos autores Albino Joaquim Pimenta da Cunha, Nelson Araújo Lima e Vicente Custódio Moreira de Souza
"Na ligação dos consolos com a alma da travessa de apoio existem esforços de tração, que deveria ser resistidos pela armadura. No entanto, a insuficiência da armação vertical, em forma de estribo, na região de apoio das vigas extremas foi o fator responsável pelo surgimento das fissuras. Esta armação deveria ter sido dimensionada para suportar o valor total da reação de apoio das vigas. Inclusive, no caso concreto em análise no livro, restou demonstrado que o valor da área de aço necessária era muito superior à da armação colocada."
Prof. Felipe Hobaica
Esta mesma figura caiu em uma das questões da prova discursiva da ANATEL 2014.
Aprendi bastante resolvendo as questões dela. Sugiro que deem uma olhada.
----------------------------------------------------------
Comentário editado em 05/09/2018
Mesma figura novamente cobrada este ano.
Questões 66 e 67 da prova objetiva do Cargo 2 - técnico Área 9 do IPHAN/18.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo