Nas especificações técnicas de um projeto básico para ...
Nas especificações técnicas de um projeto básico para execução de uma obra de edificações com estrutura em concreto armado, constava o procedimento a seguir.
As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o procedimento especificado é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente é importante conceituar que a alvenaria consiste em paredes/estruturas confeccionadas por meio da solidarização de blocos e tijolos com argamassa. Elas dividem-se em dois tipos: alvenaria de vedação e alvenaria estrutural.
A alvenaria estrutural, como o próprio nome sugere, é formada por blocos com funções estruturais para resistirem ao seu peso próprio e aos demais esforços da edificação, além de atuarem isolando e fechando ambientes.
Por sua vez, a alvenaria de vedação não tem função estrutural, sendo responsável por isolar e fechar os ambientes e resistir ao seu peso próprio.
Nesse contexto, o encunhamento é a denominação dada para a ligação entre a alvenaria e a estrutura, situada após a última fiada de blocos/tijolos da parede. O encunhamento é responsável pela aderência alvenaria-estrutura e por absorver as deformações. Por essa razão, é importante que o encunhamento seja feito com argamassas especiais, espuma de poliuretano e/ou com tijolos maciços recortados dispostos obliquamente.
Além disso, a execução de encunhamento não deve ocorrer imediatamente após a conclusão do pano da alvenaria, visto que é preciso esperar as deformações iniciais da estrutura.
Visto isso, o procedimento descrito pelo problema está adequado, uma vez que foi utilizada uma argamassa especial no encunhamento, isto é, a argamassa com adição de expansor. Portanto, a alternativa D está correta.
Quanto às outras alternativas:
- A letra A está errada, pois, além do procedimento realizar estar adequado, a alvenaria não deve coincidir imediatamente com a face inferior das vigas;
- A letra B está errada, uma vez que, além do procedimento realizar estar adequado, no caso de encunhamento com tijolos maciços, estes devem ser dispostos obliquamente;
- A letra C está errada, pois, além do procedimento realizar estar adequado, cunhas pré-moldadas de concreto não são utilizadas para encunhamento da alvenaria;
- A letra E está errada, pois o encunhamento não proporciona função estrutural para a alvenaria. Há uma diferença no bloco, sobretudo, entre a alvenaria de vedação e a estrutural.
Gabarito do professor: letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) errada, deve ser feito encunhamento.
b) errada, como a própria questão menciona deverá ser de forma oblíqua.
c) errada, tijolos maciços podem ser usados.
d) correta.
e) errada, no respectivo caso a alvenaria não tem função estrutural.
Alvenarias de tijolos cerâmicos furados não podem ter função estrutural.
A letra D está correta porque mencionou a especificação do uso de argamassa com adição de expansor no encunhamento.
Para argamassa com expansor altura de =~ 30 mm
O encunhamento, no entanto, também pode ser realizado com tijolos recortados (maciços) e dispostos obliquamente, com argamassa de cimento e areia no traço volumétrico 1:3, quando não especificado pelo projeto ou fiscalização.
Para argamassa com tijolos cerâmicos dispostos obliquamente altura de =~ 150 mm
Também é possivel a utilização de cunhas pré-moldadas de concreto em substituição aos tijolos.
Para cunhas de concreto pré-fabricadas altura de =~ 80 mm
A afirmação da letra a está incorreta: A conclusão da alvenaria não poderá coincidir com a face inferior das vigas, pois haveria trinca na alvenaria. A alvenaria de tijolos cerâmicos não é estrutural letra e também errada.
BASE DE REFERÊNCIA: https://www.ufrgs.br/eso/content/?p=470
Que confusão!
As alvenarias de tijolos cerâmicos furados não devem ser arrematadas junto às faces inferiores das vigas ou lajes. (Correto, afinal se fosse arrematada na estrutura, a mesma não iria suportar as respectivas deformações) Essas alvenarias serão posteriormente encunhadas com argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico 1:3, e com aditivo expansor. (Sim, é uma forma de encunhamento, principalmente quando necessário suportar maiores deformações) O encunhamento será realizado com tijolos maciços recortados, os quais deverão ser dispostos obliquamente. (Outra forma de encunhamento, para deformações um pouco menores)
O enunciado da questão diz "Nas especificações técnicas de um projeto básico para execução de uma obra de edificações com estrutura em concreto armado, constava o procedimento a seguir.".
Ora, não tem como fazer os dois tipos de encunhamento na mesma alvenaria, portanto esse procedimento é impossível (a não ser que o elaborador queira encunhar o encunhamento, coisa que nunca vi). Todavia, considerando que não tenha nenhuma questão versando sobre tal, considera-se que a Letra D está correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo