O servidor público somente adquirirá estabilidade após a re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114707 Direito Constitucional
De acordo com o estabelecido na CF sobre a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, a administração pública e os servidores públicos, julgue o item subsequente.
O servidor público somente adquirirá estabilidade após a realização de avaliação especial de desempenho por comissão instituída especificamente para essa finalidade e, caso seja declarada a desnecessidade do seu cargo depois de adquirida essa condição, ele será posto em disponibilidade até seu adequado aproveitamento, recebendo, durante esse período, remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão encontra resposta no art. 41, §§ 3º e 4º da CF/88, que assim dispõe:


§ 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

§ 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  


A questão está em consonância com os dispositivos acima. De fato, o servidor público somente adquirirá estabilidade após a realização de avaliação especial de desempenho por comissão instituída especificamente para essa finalidade e, caso seja declarada a desnecessidade do seu cargo, será posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.


É importante destacar que o servidor, ainda que estável, não tem direito adquirido ao cargo. O cargo pertence ao Estado, que pode extingui-lo por lei ou declarar a sua desnecessidade. Porém, se o servidor for estável, ele permanece vinculado ao Estado, ficando em disponibilidade remunerada até o seu adequado aproveitamento em outro cargo. Com a nova redação, a remuneração do servidor em disponibilidade não é mais integral, sendo apenas proporcional por tempo de serviço.

GABARITO: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CF/1988. Art. 41. [...] § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.  

§ 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo