Paciente fumante, assintomático, sem nunca ter tido doença ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655897 Medicina
Paciente fumante, assintomático, sem nunca ter tido doença torácica prévia, desenvolve pneumotórax espontâneo pequeno, tratado com repouso. A percentagem de risco de desenvolver novo episódio é de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - 50%. Pacientes que já tiveram um episódio de pneumotórax espontâneo têm um risco maior de desenvolver um novo episódio, que pode chegar a 50%. No entanto, em pacientes que nunca tiveram um episódio prévio, a chance de desenvolver um pneumotórax espontâneo é de apenas cerca de 1-2%. O tratamento para o primeiro episódio de pneumotórax espontâneo varia dependendo do tamanho do pneumotórax, mas em muitos casos o repouso é suficiente para que o pulmão se recupere. É importante que o paciente receba orientação médica e siga as recomendações para prevenir um novo episódio.

Resposta: A

Justificativa: Para um paciente fumante, assintomático, sem doença torácica prévia, que desenvolveu pneumotórax espontâneo pequeno e foi tratado com repouso, a percentagem de risco de desenvolver um novo episódio é de 50%.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo