Uma empresa de grande porte está passando por uma redefiniç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933110 Administração Geral
Uma empresa de grande porte está passando por uma redefinição da sua estratégia de negócio e quer adotar uma estrutura organizacional que permita maximizar o foco nos resultados das linhas de produtos que compõem o seu negócio.
Para isso, dentre as opções abaixo, a estrutura mais adequada seria:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise aborda, especificamente, a questão da maximização do foco nos resultados e nas linhas de produtos que compõem o seu negócio. Para tanto, vamos comentar sobre cada uma das alternativas:
A.  ERRADO. Matricial - as estruturas matriciais compõem-se, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional e uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional e as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. Esse tipo de estrutura é indicada para ambientes em mudança e não complexos, pois, com essa estrutura as empresas conseguem continuar entregando produtos tradicionais e buscar inovações com uma estrutura em paralelo, como por processos ou projetos. Porém, como consequência, as organizações não conseguem focar apenas em uma linha de produtos e perde o ganho de escala com uma produção em massa.
B. ERRADO. Em rede - as estruturas em rede separam as principais funções de uma empresa em unidades interdependentes, as quais são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. A maior vantagem desse tipo de organização é a sua flexibilidade e competitividade em escala global. Esse desenho permite maior adaptabilidade a ambientes complexos e mutáveis, porém, não contribui para uma produção em massa;
C. ERRADO. Funcional - as estruturas funcionais dividem as áreas da empresa conforme suas funções. Esse tipo de estrutura é indicada para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Essa constância na produção permite ganhos de escala, com uma produção em massa. Porém, ela não consegue foco no produto, mas apenas nas funções organizacionais.
D. ERRADO. Por projeto - Esse modelo é recomendado para empresas que focam suas atividades em projetos de grande porte ou de longa duração. Essa estruturação é temporária, pois todo projeto possui prazo para ser finalizado, caso contrário, não é um projeto. São exemplos dessa departamentalização: estaleiros navais, fábricas de aviões, empresas de construção civil etc. Com isso, a organização foca recursos, em separado, para a execução de cada projeto, formando-se unidades independentes. Cada uma dirigida por um gerente (ad-hoc). A este é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização. Porém, ela é temporária e foca determinadas ações.
E. CERTO. Divisional - Nesse tipo de estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e mercados importante para a empresa. Nessa lógica, existe uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle na cúpula. Como vantagens, esse desenho permite uma melhor distribuição dos riscos, gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios e possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas (RENNÓ). Essa estrutura contribui para a maximização do foco nos resultados e nas linhas de produtos que formam o portifólio do negócio, pois a ênfase da divisão contribui para o foco no negócio de cada divisão e, o conjunto delas, contribui para a maximização dos resultados da empresa como um todo, da holding. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise. 

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

FONTE:
RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

https://www.youtube.com/watch?v=ya8AqOPIZlI&t=1s 2:27:50

Uma empresa de grande porte .... estrutura organizacional que permita maximizar o foco nos resultados das linhas de produtos que compõem o seu negócio.

Ela está dividindo (divisional) o trabalho de acordo com o produto. gab E.

Organização matricial (em grade)

Principal característica: tipo de departamentalização. Departamentalização do tipo matricial que é (apenas para relembrar) a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização.

departamentalização por projetos e uma outra

departamentalização funcional ou por produto representando as colunas.

O grande objetivo da estrutura matricial é obter a especialização da departamentalização funcional com

os benefícios da coordenação da departamentalização por projetos.

Em uma organização matricial o projeto constitui um centro de resultado.

Organização em rede

Rede composta por várias áreas de negócios relacionadas com uma empresa-mãe, que funciona como um núcleo.

Partes integrantes, cada qual fornecendo cooperação em determinadas competências para que em conjunto atinjam objetivos comuns.

vantagens: possibilidade de proliferação de unidades de negócio, virtualização e o baixíssimo custo operacional.

Mais comum na indústria

Organização funcional

Origem: Taylor (Administração Científica) e tem larga aplicação na parte operacional de fábricas.

a) separar as atividades de planejamento das atividades de execução;

b) baseia-se em uma autoridade funcional (baseada na especialização);

c) valoriza a especialização;

d) decisões são descentralizadas.

Apesar de estrutura e departamentalização serem coisas diferentes, só achei Departamentalização por projetos;

Departamentalização por projetos (Projetizada)

No arranjo da departamentalização por projeto, as pessoas exercem atribuições temporárias. O gerente

de projeto, responsável pela realização do projeto, distribui as tarefas e coordena o pessoal que está,

temporariamente, sob sua supervisão até a conclusão do projeto.

Organização divisional

Utilizada por grandes empresas.

Utiliza departamentalização por produto/serviço ou por base geográfica para criar divisões da organização. Divisão atua de forma quase autônoma possuindo setores de apoio (produção, logística, marketing) próprios.

Essas divisões são Unidades Estratégicas de Negócio (UEN’s). O nível de autonomia UEN’s varia, em geral, atividades de planejamento, coordenação e controle são centralizadas na alta administração.

Uma característica dominante no tipo de estrutura organizacional divisional é a autonomia de unidades,

qualificadas como centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos autonomamente (FCC, TRT-15 ª

Região, 2018 e DPE/AM, 2018).

Mestre Prof. Marcelo Soares Direção

GABARITO LETRA; E

A estrutura divisional proporciona a diversificação de produtos, tecnologias e mercados, visando à eficácia, e não exatamente à eficiência. Assim, todos os recursos e tarefas necessários à produção são alocados em unidades ou divisões, de acordo com o foco principal, que podem ser, por exemplo, produtos, mercados ou clientes.

A- a estrutura matricial é uma combinação da departamentalização por função e de departamentalização por produto. Assim, na estrutura matricial, as funções oferecem os recursos necessários, enquanto os produtos oferecem os resultados da organização.

B- a estrutura em rede permite que várias empresas ou departamentos distantes fisicamente entre si possam trabalhar em conjunto e de maneira integrada e articulada.

C- a estrutura funcional está baseada na especialização. Por isso, cada subordinado responde a diversos superiores, cada um especializado em uma determinada área.

D- a estrutura por projeto é o agrupamento das atividades de acordo com os projetos planejados pela organização. Cada pessoa receberá funções de acordo com o projeto envolvido.

Fonte; GRAN

Gab: Letra E

A característica marcante da estrutura divisional é que ela é formada por divisões separadas e AUTOSSUFICIENTES e geralmente aplicadas em empresas de grande porte. Isso permite que cada divisão foque no RESULTADO do seu produto. Pode ser por:

  1. Cliente,
  2. Por processo;
  3. Por projeto;
  4. Localização geográfica;
  5. Produto ou serviço.

Acrescentando ao esquema:

  • Palavra chave da estrutura divisional: Resultados (FONTE: Park Min Young)
  • Essas unidades funcionam como verdadeiros “centros de resultados” (ou “centro de lucros”), onde os resultados (lucros ou prejuízos) são apurados autonomamente (por cada unidade), de forma descentralizada. (FONTE: Gedilson Lima)

--------

Acesse: Linktr.ee/soresumo

Palavra chave da estrutura divisional: Resultados

Depois de eliminar os itens em rede, funcional e por projeto o gap pra acertar a questão é o termo "grande porte".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo