A ressecção de próstata permanece como cirurgia padrão para...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SES-DF Prova: IBFC - 2022 - SES-DF - Médico - Urologia |
Q1942964 Medicina

A ressecção de próstata permanece como cirurgia padrão para o tratamento da hiperplasia de próstata apesar das recentes técnicas já disponíveis no mercado. Sobre a ressecção de próstata transuretral, analise as afirmativas abaixo.


I. A diferença entre as técnicas monopolar e bipolar consiste na não passagem de corrente elétrica para o paciente na técnica bipolar.

II. A ressecção prostática consegue melhor o fluxo máximo durante o jato urinário substancialmente, isto é, mais de 162%.

III. A mortalidade relacionada a ressecção de próstata vem diminuindo potencialmente, porém o mesmo não ocorreu com a morbidade ao longo dos anos, podendo checar até 10%.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da ressecção de próstata transuretral para o tratamento da hiperplasia de próstata. As afirmativas apresentadas são referentes às técnicas monopolar e bipolar, à eficácia da ressecção prostática e à mortalidade e morbidade relacionadas à cirurgia. A alternativa correta é a letra D, pois todas as afirmativas estão corretas. A diferença entre as técnicas monopolar e bipolar é que a bipolar não passa corrente elétrica para o paciente, o que reduz os riscos de complicações. A ressecção prostática consegue melhorar o fluxo máximo durante o jato urinário em mais de 162%. E, embora a mortalidade relacionada à ressecção de próstata tenha diminuído ao longo dos anos, a morbidade ainda pode chegar a 10%. Portanto, a ressecção de próstata transuretral continua sendo a cirurgia padrão para tratar a hiperplasia de próstata, apesar das novas técnicas disponíveis no mercado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo