Carreiras podem ser definidas como o conjunto de cargos ou f...
Coluna 1
1. Estrutura em linha.
2. Estrutura em rede.
3. Estrutura paralela.
Coluna 2
( ) São as estruturas verticais nas quais o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando paulatinamente posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Destaca-se que nessa estrutura as pessoas não possuem alternativas ao progredirem nas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.
( ) São estruturas que possibilitam alternativas para as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. O indivíduo pode crescer para cima, mas também para ocupar outras posições que não a do seu superior imediato. De qualquer forma, os requisitos para ocupar os cargos são préestabelecidos pela organização.
( ) São as estruturas de carreira que permitem aos funcionários se desenvolverem através de uma das linhas existentes na empresa, sendo que uma se refere a cargos de natureza mais técnica e outra a cargos de liderança ou gerenciais. Assim, as pessoas podem se desenvolver enquanto técnicos ou enquanto gestores, podendo ocupar níveis similares em cada uma das linhas. Esse modelo de estrutura tem formato em Y, na qual, depois de atuar na base e conforme se desenvolve na organização, o profissional pode optar por seguir uma das duas trilhas do Y.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - 1 – 2 – 3. Vamos entender melhor o porquê dessa resposta e explorar o conceito das diferentes estruturas de carreira mencionadas.
Estrutura em linha:
Essa estrutura é caracterizada por uma progressão vertical, onde o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Pessoas que estão nessa estrutura não possuem alternativas para progredir em suas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.
Portanto, a primeira descrição da Coluna 2 corresponde à Estrutura em linha.
Estrutura em rede:
Essa estrutura oferece alternativas para o desenvolvimento de carreiras. O indivíduo pode crescer não só verticalmente, mas também horizontalmente, ocupando outras posições que não a do seu superior imediato. Os requisitos para ocupar os cargos são pré-estabelecidos pela organização.
Assim, a segunda descrição da Coluna 2 corresponde à Estrutura em rede.
Estrutura paralela:
Conhecida também como estrutura em Y, permite ao funcionário escolher entre duas trilhas de carreira: uma técnica e outra gerencial. Dessa forma, os profissionais podem se desenvolver como técnicos ou gestores, ocupando níveis similares em cada uma das linhas de evolução.
Portanto, a terceira descrição da Coluna 2 corresponde à Estrutura paralela.
Vamos agora revisar as alternativas incorretas:
A - 1 – 3 – 2: Incorreta porque inverte as definições das estruturas em rede e paralela.
C - 2 – 3 – 1: Incorreta porque começa com a estrutura em rede, que na verdade é a segunda descrição.
D - 2 – 1 – 3: Incorreta porque coloca a estrutura em rede antes da estrutura em linha.
E - 3 – 2 – 1: Incorreta porque inverte as definições das estruturas paralela e em linha.
Espero que esta explicação tenha tornado o tema mais claro e facilitado a compreensão das diferentes estruturas de carreira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( 1 ) São as estruturas verticais nas quais o indivíduo começa nos níveis mais baixos e pode crescer verticalmente, ocupando paulatinamente posições hierarquicamente superiores na mesma linha de autoridade. Destaca-se que nessa estrutura as pessoas não possuem alternativas ao progredirem nas carreiras, devendo crescer apenas verticalmente para exercer o cargo de seus chefes, na mesma área de atuação.
( 2 ) São estruturas que possibilitam alternativas para as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. O indivíduo pode crescer para cima, mas também para ocupar outras posições que não a do seu superior imediato. De qualquer forma, os requisitos para ocupar os cargos são preestabelecidos pela organização.
(3 ) São as estruturas de carreira que permitem aos funcionários se desenvolverem através de uma das linhas existentes na empresa, sendo que uma se refere a cargos de natureza mais técnica e outra a cargos de liderança ou gerenciais. Assim, as pessoas podem se desenvolver enquanto técnicos ou enquanto gestores, podendo ocupar níveis similares em cada uma das linhas. Esse modelo de estrutura tem formato em Y, na qual, depois de atuar na base e conforme se desenvolve na organização, o profissional pode optar por seguir uma das duas trilhas do Y.
Linha = Subir na Hierarquia
Rede = Carreiras alternativas = horizontal ou vertical
1 - Paralela = Carreira Técnica ou Carreira Gerencial
Não são excludentes
2 - A PARALELA EM Y começa em linha e depois ganha características típicas de PARALELA
a base é em linha, e no fim do tronco existe a bifurcação (técnica / gerencial)
portanto,
A base da estrutura da carreira paralela em Y tem natureza genérica e posteriormente há uma bifurcação que o funcionário escolhe entre carreira técnica ou gerencial
Fonte: Meus estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo