Considerando que as condições de vida e de trabalho dos indi...
Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), a análise da situação de saúde abrange as conexões entre condições de vida, ambiente e trabalho, com destaque para as relações entre saneamento, alimentação, habitação, ambiente de trabalho, poluição, acesso à informação e serviços de saúde e seu impacto nas condições de saúde dos variados grupos da população.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Essa questão aborda o conceito de determinantes sociais da saúde, uma área fundamental em saúde pública. Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), entender a situação de saúde de um grupo populacional envolve examinar uma série de fatores interconectados, como condições de vida, ambiente e trabalho.
Os determinantes sociais da saúde envolvem aspectos como saneamento, alimentação, habitação, ambiente de trabalho, poluição, acesso à informação e serviços de saúde. Todos esses elementos influenciam direta ou indiretamente a saúde das populações. Compreender essas conexões é essencial para elaborar políticas públicas eficazes que busquem melhorar a saúde coletiva.
Nesta questão, a declaração está correta porque reconhece que a análise da situação de saúde deve considerar essas múltiplas conexões e seu impacto nas condições de saúde. Cada um desses fatores pode desempenhar um papel significativo no bem-estar de diferentes grupos populacionais.
Não há alternativas incorretas para justificar, pois essa questão apenas pede para julgar a assertiva como certa ou errada, e a assertiva apresentada está de acordo com os princípios estabelecidos pela CNDSS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo!
A análise da situação de saúde compreende os seguintes itens:
- Situação e tendências da evolução demográfica, social e econômica do país: traça um panorama geral de referência para a análise da situação de saúde, descrevendo a evolução destes macrodeterminantes, particularmente nas últimas quatro décadas. Inclui dados sobre crescimento populacional, fecundidade, mortalidade, migrações, urbanização, estrutura do mercado de trabalho, distribuição de renda e educação;
- A estratificação socioeconômica e a saúde: apresenta a situação atual e tendências da situação de saúde no país, destacando as desigualdades de saúde segundo variáveis de estratificação socioeconômica, como renda, escolaridade, gênero e local de moradia;
- Condições de vida, ambiente e trabalho: apresenta as relações entre situação de saúde e condições de vida, ambiente e trabalho, com ênfase nas relações entre saneamento, alimentação, habitação, ambiente de trabalho, poluição, acesso à informação e serviços de saúde e seu impacto nas condições de saúde dos diversos grupos da população.
- Redes sociais, comunitárias e saúde: inclui evidências sobre a organização comunitária e redes de solidariedade e apoio para a melhoria da situação de saúde, destacando particularmente o grau de desenvolvimento dessas redes nos grupos sociais mais desfavorecidos;
- Comportamentos, estilos de vida e saúde: inclui evidências existentes no Brasil sobre condutas de risco como hábito de fumar, alcoolismo, sedentarismo, dieta inadequada, entre outros, segundo os diferentes estratos socioeconômicos da população.
- Saúde materno-infantil e saúde indígena: por sua importância social e por apresentarem necessidades específicas de políticas públicas, são dedicadas seções especiais sobre saúde materno-infantil e saúde indígena.
Quando diz: "Com DESTAQUE para as relações entre : ...", se refere aos macro determinantes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo