O gerente de ensaios clínicos caracteriza-se por exercer um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q66072 Administração Geral


Acerca da estrutura organizacional e da figura apresentada acima,
julgue os itens de11 a 18.
O gerente de ensaios clínicos caracteriza-se por exercer um cargo em linha, de papel limítrofe, enquanto o gerente de captação de recursos exerce um papel integrativo nessa estrutura organizacional.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentem, por favor!

CERTO

Este é um organograma de linha-staff, ou seja, nele aparecem as funções de linha ( atividades relacionadas ao objetivo principal da organização) e as funções staff (assessoria)

Os 5 retângulos que estão na parte superior, logo abaixo da Coordenadoria de Pesquisa, são as funções de staff.

Os outros 5 retângulos, alinhados, abaixo das funções de staff, são as funções de linha.

Observe que a gerência de ensaios clínicos está posicionada nas funções de linha, ou seja, confirmando que o gerente de ensaios clínicos exerce um cargo em linha. De papel limítrofe pois está estabelecido o seu posicionamento e abrangência.(posição hierárquica e estrutural)

Já a gerência de captação de recursos não aparece descrita no organograma, ou seja, não possui sua posição hierárquica estrutural, exercendo, assim, um papel integrativo na estrutura. Não devemos confundir com a atividade de gerenciamento de recursos, descrita nas funções de linha.

Discordo da Verônica apenas na parte final de sua colocação. A Gerência de Ensaios Clínicos tem as suas atividades afetando apenas os resultados da divisão a qual faz parte. Já a Gerência de Captação de Recursos tem suas atividades impactando em todos os demais departamentos, por isso seu caráter integrativo.

Pegadinha boa.

Realmente, não existe a célula "GERENTE de captação de recusos" citada na questão, por isso ela NÃO é estrutural.

Existe a célula de "GERENCIAMENTO de captação e recursos" que, como disse bem o colega, estende-se a toda a empresa.

Realmente, creio que ainda não chegamos a uma boa análise sobre esta prova, que ao meu ver é de dificil lógica sobre as questões de departamentalização. Alguém poderia citar um livro mais abrangente sobre este assunto que a CESPE seguiu?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo