Estratégias de desenvolvimento mediante a substituição de im...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q112868 Economia
A respeito das estratégias de crescimento econômico, julgue os
itens a seguir.

Estratégias de desenvolvimento mediante a substituição de importação, por se basearem nas vantagens comparativas, garantiram, aos países que as adotaram, fortes taxas de crescimento da renda per capita.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Substituição de Importação como Modelo de Industrialização, mostra que a periferia, ao especializar-se na exportação de produtos primários associados à baixa elasticidade-renda nos países do centro, determinava que o crescimento do produto nos últimos não se traduzia em uma paralela elevação da demanda de importações da periferia. Esse fator, aliado à incapacidade em reter os ganhos de produtividade, constitui a base da teoria estruturalista da deterioração dos termos de intercâmbio, na qual fica explícito que o progresso tecnológico na periferia traz, como resultado, uma transferência de renda, via comércio, das regiões subdesenvolvidas em direção ao centro, contrapondo-se, assim, à teoria tradicional das Vantagens Comparativas. 

Bons estudos! :)
Estratégias de desenvolvimento mediante a substituição de importação é uma politica de governo que prioriza determinados setores da economia, que serão incentivados, independentemente de serem eficientes ou não. Justamente a não eficiencia desses setores é que motiva esse politica, pois os investimentos serão concentrados nessas areas especificas, geralmente nos setores que podem produzir bens similares aos importados.

Estratégias de desenvolvimento baseada nas vantagens comparativas, foca os setores que são mais eficientes na sua produção em detrimentos de outros, comparado com paises que faz comércio.

O correto é vantagens absolutas, pois refere-se a eficiência, economia de escala.

O comentário da Abigail está correto. Para complementar, a teoria estruturalista leva esse nome, pois se entendia que a base dos problemas econômicos, sobretudo a inflação, nos países da América Latina, estava em problemas estruturais desses país. Quem desenvolveu esse pensamento, descrito perfeitamente pela colega, foi a escola da CEPAL.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo