A concordância não foi observada em

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814377 Português
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Com tragédia e bom humor, ‘Parasita’ é um dos grandes filmes do ano
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes,
Bong Joon-Ho compõe quadro dramático da Coreia do Sul
Inácio Araujo

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/11/com-tragedia-e-bom-humor-parasita-e-um-dosgrandes-filmes-do-ano.shtml
Acessado em 6 de janeiro de 2020
A concordância não foi observada em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito na alternativa B

Solicita-se indicação da passagem com problema de concordância:

A) Ele separa, numa imponente mansão, a área social do lugar que os pobres frequentam, uns para viver, outros para se digladiar (linhas 1 a 3).

Correta. Não são encontrados problemas de concordância verbal e/ou nominal na passagem.

B) Ela é marcada por ligeiros travellings, movimento de câmera no qual ela se desloca pelo espaço, cada vez – ou quase – que a passagem aparece (linhas 5 a 7).

Incorreta. Toda a passagem virgulada é aposto explicativo do termo "travellings" e deve com ele estabelecer concordância.

"... travellings, movimentos de câmera nos quais ela se desloca pelo espaço,..."

C) O importante para eles não é como são chamados, mas a capacidade que desenvolvem de representar vários papéis (professores, motorista, governanta), de modo a se introduzir na mansão e desfrutar dos salários pagos pelos ricos (linhas 18 a 21).

Correta. Não são encontrados problemas de concordância verbal e/ou nominal na passagem. Os verbos em forma infinitiva encontrados na construção, principalmente a forma "introduzir", que podem causar alguma estranheza, estão em forma de infinitivo impessoal e não sofrem flexão.

D) Num país admirado mundialmente, admirável mesmo, pela maneira agressiva como passou do subdesenvolvimento a um invejável avanço tecnológico e cultural, o progresso parece ter deixado – ao menos é o ponto de vista do filme – rastros de seu ritmo vertiginoso nas relações entre as pessoas e as classes sociais (linhas 30 a 34).

Correta. Não são encontrados problemas de concordância verbal e/ou nominal na passagem.

Caberia recurso. O travelling é um tipo de movimento de câmera, portanto esse aposto não deveria estar no plural.

Acredito que teria duas alternativas, pois ao meu ver a flexão do verbo digladiar, da oração reduzida de infinitivo é obrigatória. "para se digladiarem", concordando com pobres (outros)

Ele separa, numa imponente mansão, a área social do lugar que os pobres frequentam, uns para viver, outros para se digladiar (linhas 1 a 3).

Rapaz , teremos problemas no SEFAZ-PA : (

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo