Assinale a alternativa em que a conjunção destacada es...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: Substituição de conjunções com manutenção do sentido original da frase. Trata-se de uma questão gramatical focada em conectores e suas equivalências semânticas.
Explicação da Alternativa Correta:
A frase original utiliza a conjunção "embora", que é uma conjunção concessiva. As conjunções concessivas indicam uma ideia de concessão, ou seja, algo que acontece ou é verdade apesar de uma condição adversa. A alternativa A utiliza a conjunção "ainda que", que também é concessiva e mantém o mesmo sentido da frase. Portanto, a substituição está correta.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
B - "Porque": A conjunção "porque" é causal, indicando uma razão ou causa. Essa substituição altera o sentido original da frase, que é concessivo, para causal.
C - "Como": A conjunção "como" pode indicar causa ou comparação, dependendo do contexto. Nesta frase, ela não expressa a ideia de concessão, mas sim de causa, o que altera o sentido original.
D - "Logo que": A locução "logo que" é uma conjunção temporal, indicando tempo. Isso não traduz o sentido de concessão presente na frase original.
E - "À medida que": Esta locução é proporcional, indicando uma relação de proporção ou simultaneidade. Assim, substituí-la por "embora" altera completamente o sentido da frase.
Em resumo, a alternativa A é a única que mantém a ideia de concessão da frase original, substituindo "embora" por "ainda que" de forma correta.
Estratégia para Resolução de Questões Semelhantes:
Ao enfrentar questões de equivalência de conjunções, identifique primeiro o tipo de conjunção da frase original (concessiva, causal, temporal, etc.). Em seguida, busque por conjunções nas alternativas que pertençam à mesma categoria semântica. Isso ajudará a manter o sentido original da frase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A. Embora é conjunção concessiva assim como a conjunção ainda que. Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
- a) Ainda que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. CONCESSIVA.
- b) Porque os adolescentes são mais frágeis, isso vale para todas as idades. CAUSAL.
- c) Como os adolescentes são mais frágeis, isso vale para todas as idades.
- d) Logo que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. EXPLICATIVA
- e) À medida que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. PROPORCIONAL.
Gabarito A
e Letra C (Conformativa)
Bons estudos
a) Ainda que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. CONCESSIVA. b) Porque os adolescentes são mais frágeis, isso vale para todas as idades. EXPLICATIVA. c) Como os adolescentes são mais frágeis, isso vale para todas as idades. CAUSAL d) Logo que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. CONCLUSIVA e) À medida que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades. PROPORCIONAL.
a)Ainda que os adolescentes sejam mais frágeis, isso vale para todas as idades.
A oaraçao é subordinada adverbial concessiva. B & C sao orações subordinadas adverbiais causais. D, temporal & e, proporcional (à medida, `a proporção que etc)
GABARITO: LETRA A
Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.
Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.
FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo