Um incidente ocorrido durante a administração de medicamento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2626412 Enfermagem

Um incidente ocorrido durante a administração de medicamentos pode gerar danos ao paciente que são classificados de acordo com o grau de comprometimento ao estado de saúde.


Nesse sentido, um dano moderado é aquele em que o paciente

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C.

Vamos agora entender melhor o tema da questão e as justificativas para cada alternativa.

Classificação de Danos ao Paciente: O incidente durante a administração de medicamentos pode gerar danos ao paciente que são classificados de acordo com o grau de comprometimento ao estado de saúde. Esses graus podem variar de leves a extremamente graves.

Alternativa C: "Necessitou de intervenção, prolongamento da internação ou teve perda de função." Essa é a correta porque um dano moderado geralmente exige algum tipo de intervenção para corrigir o problema. Pode resultar em um prolongamento da internação ou em perda temporária de alguma função.

Justificativa para as Alternativas Incorretas:

Alternativa A: "Apresentou sintomas leves." Um dano com sintomas leves não caracteriza um dano moderado; seria mais adequado classificá-lo como um dano leve.

Alternativa B: "Apresentou danos mínimos ou intermediários de curta duração sem necessidade de intervenção." Essa alternativa descreve danos que não requerem intervenção, o que não se alinha com o conceito de dano moderado, já que este normalmente precisa de algum tipo de ação médica.

Alternativa D: "Necessitou de grande intervenção médico-cirúrgica para salvar a vida." Esse caso é mais extremo e seria classificado como dano grave ou severo.

Alternativa E: "Sofreu danos de longo prazo ou permanentes." Danos de longo prazo ou permanentes seriam classificados como danos graves, não moderados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Grau de dano. Definição:

Nenhum A consequência no doente é assintomática ou sem efeito detectado e não necessita de tratamento.

Leve: A consequência no doente é sintomática, com sintomas ligeiros, perda de funções ou danos mínimos ou intermédios de curta duração, sem intervenção ou com uma intervenção mínima requerida (por exemplo: observação extra, inquérito, análise ou pequeno tratamento).

Moderado: A consequência no doente é sintomática, requerendo intervenção (por exemplo: procedimento suplementar, terapêutica adicional) um aumento na estadia, ou causa danos permanentes ou a longo prazo, ou perda de funções. Grave: A consequência no doente é sintomática, requerendo intervenção para salvar a vida ou grande intervenção médico/cirúrgica, encurta a esperança de vida ou causa grandes danos permanentes ou a longo prazo, ou perda de funções.

Morte: No balanço das probabilidades, a morte foi causada ou antecipada a curto prazo, pelo incidente.

Segurança do Paciente Guia para a Prática.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo